Jaraguá do Sul

Ponte pênsil do Baependi passará por restauração

A próxima etapa será a contratação de um projeto executivo, o que deve estar finalizado em aproximadamente 30 dias.

06 Mar 2019 - 17h30Por PMJS
Ponte pênsil do Baependi passará por restauração - Crédito: Sérgio Luiz Crédito: Sérgio Luiz

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Obras e Serviços Públicos, fará a restauração da Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer, mais conhecida como ponte pênsil do Baependi. As próximas ações do restauro foram definidas na tarde desta quarta-feira (6), após reunião entre os secretários Natália Lúcia Petry (Secel), Onésimo José Sell (Obras) e a Chefe de Gabinete, Emanuela Wolff.

Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, por ser uma estrutura tombada pelo patrimônio histórico, a restauração da ponte pênsil terá que obedecer aos critérios técnicos específicos. A próxima etapa será a contratação de um projeto executivo, o que deve estar finalizado em aproximadamente 30 dias. “Depois disso, abriremos um edital de licitação para contratar uma empresa especializada neste tipo de obra”, antecipa a secretária. “Um bem tombado deve manter as suas características originais”, destaca. 

Natália reconhece que a falta desta passagem dificulta bastante a vida dos moradores, especialmente da Vila Baependi, que encurtavam em mais de um quilômetro a distância até o Centro da cidade. “Os trâmites burocráticos impedem a Prefeitura de agir mais mais celeridade”, lamenta a secretária.

A Ponte Jacob Alfredo Emmendoerfer está entre as quatro pontes tombadas pelo Decreto Municipal 9.035 de 2012. Junto com elas estão as pontes Abdon Batista, Emílio Meier e Freimundo Kaiser. 

A estrutura, que foi comprometida por causa da enxurrada no dia 23 de dezembro de 2018, tem um dos pilares de metal que dava sustentação à ponte danificado, comprometendo a estabilidade e a segurança de quem passa pelo local. Desde então a ponte esta interditada.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados
Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua
Política

Jaraguá do Sul e Guaramirim voltam a tratar da ponte da Zanotti

Prefeitos se reuniram nesta semana e querem definir melhor solução nos próximos 30 dias.
Jaraguá do Sul e Guaramirim voltam a tratar da ponte da Zanotti
Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Geral

Com renda revertida para a AMA, livro Vó Nica Sabores de Casa ganha segunda edição

A publicação reúne 60 preparações, além de histórias e depoimentos emocionantes sobre a mãe, Ingelore Müller. 
Com renda revertida para a AMA, livro Vó Nica  Sabores de Casa ganha segunda edição
Ver mais de Jaraguá do Sul