Jaraguá do Sul

Parque Via Verde na Ilha da Figueira começa a sair do papel

Parque terá 1,5 mil metros quadrados de extensão, margeando o Rio Itapocu

11 Jan 2019 - 15h36Por Sérgio Luiz
Hoje (11) já é possível ver as máquinas trabalhando no local. - Crédito: PMJSHoje (11) já é possível ver as máquinas trabalhando no local. - Crédito: PMJS

As obras de construção do Parque Via Verde começaram nesta segunda-feira (7) em Jaraguá do Sul. Hoje (11), já é possível ver as máquinas trabalhando no local.

Com uma área total de aproximadamente 60 mil metros quadrados e voltado à contemplação, práticas de atividades físicas e convivência, o parque terá 1,5 mil metros quadrados de extensão, margeando o Rio Itapocu, no bairro Ilha da Figueira.

O presidente da Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente), Normando Zitta Junior, responsável pelo projeto, detalha que a intenção é que as pessoas vão para o parque descansar e relaxar “Há dois anos já trabalhamos na elaboração da documentação técnica e na concepção do projeto. A intenção é implementar pista de caminhada, ciclovia, quadra poliesportiva, pista de skate, e um “parcão”, para as pessoas levarem seus pets para passear”.

O trecho da Via Verde se estenderá da ponte do Centenário até à Ponte do Trabalhador. Normando explica que o projeto foi dividido em duas fases. A primeira, que começou nesta segunda-feira, irá cobrir uma extensão de 550 metros de parque, em uma área de 15 mil metros quadrados, aproximadamente. A área corresponde a dos imóveis que já foram desapropriados.

Os trabalhos da primeira fase vão começar pelas obras de terraplenagem, enroncamento da margem e drenagem. Na sequência, serão trabalhados o paisagismo e construção de ciclovia e banheiros, além da instalação de uma academia da terceira idade. A primeira fase do parque está orçada em R$ 1 milhão.

Segundo Normando, esse é um dos quatro parques que a atual gestão pretende entregar até 2020. “Um desses parques é o Via Verde; outro é o Parque da Inovação no bairro Rau, onde retomaremos os trabalhos em março ou abril. Também estamos trabalhando no parque do Morro da Boa Vista, onde será feita a criação de uma unidade de conservação e já foi criado um estudo técnico para a identificação dos animais da região. E o último é o Bosque Cultural ao lado da Scar”, finaliza.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Uso do Parque Via Verde fica restrito para atividades físicas

Placas proibindo a permanência na Via Verde já estão sendo colocadas. A fiscalização ficará por conta da Polícia Militar
Uso do Parque Via Verde fica restrito para atividades físicas
Geral

Você sabia que dá para solicitar o seguro-desemprego pelo celular?

A chefe administrativa do Sine, Juliana Rios Martins, explica que as regras do Ministério do Trabalho continuam as mesmas, que não mudaram nesse período de pandemia
Você sabia que dá para solicitar o seguro-desemprego pelo celular?
Jaraguá do Sul

Marcos geodésicos serão instalados em Jaraguá do Sul

Em 1999 foram instalados 66 marcos no município, sendo 42 na área urbana e 24 na área rural
Marcos geodésicos serão instalados em Jaraguá do Sul
Economia

Agências da Caixa abrem neste sábado para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial

Em Jaraguá do Sul, a agência da Rua Gumercindo da Silva estará aberta faz 8h às 12h.
Agências da Caixa abrem neste sábado para atendimento aos beneficiários do Auxílio Emergencial
Ver mais de Jaraguá do Sul