transito
Jaraguá do Sul

Mosquito da dengue está cada vez mais presente em Jaraguá do Sul

Os objetos que podem facilitar o acúmulo de água parada em casa, ou no apartamento, são os mais diversos

19 Jun 2019 - 15h38Por Da Redação

A agente de endemias do programa de controle do mosquito Aedes aegypti de Jaraguá do Sul, Michelli Grasiela Pinheiro, explica que, para evitar que a dengue, a chikungunya e a zika entrem e se instalem em Jaraguá do Sul, é necessário o empenho de cada morador da cidade. Os últimos números apontam os bairros Vila Baependi e Centro como os mais “povoados” por larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças citadas e mais algumas. Na Vila Baependi, desde o início do ano até o momento, já foram encontrados 11 focos do mosquito. No Centro, oito. Mas os cuidados não devem ser redobrados apenas nesses dois bairros. Toda a população precisa dedicar alguns minutos por semana para checar se não há nada acumulando água em casa.

Os objetos que podem facilitar o acúmulo de água parada em casa, ou no apartamento, são os mais diversos, como cita Michelli. “Vão desde pratinhos embaixo de vasos de plantas e tampas de garrafa até carrinhos de plástico e o pote de água do cachorro. Por isso, recomendamos que esses recipientes sejam lavados com esponja a cada três dias, não deixando tempo suficiente para os ovos do mosquito s instalarem e eclodirem. Uma vez instalados, podem sobreviver até um ano e eclodir somente quando tiver um ambiente propício. A lavação com esponja não deixa isso acontecer”, detalha. O balanço total dos pontos encontrados no município até o momento é de 37 focos, sendo que em todo o ano passado foram 48 focos. O número é grande, crescente e preocupa a Secretaria de Saúde. 

“Para termos a dengue autóctone (originária de dentro da cidade) é um ‘pulo’”, prevê a agente de endemias. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive), em seu último boletim, divulgou 846 casos de dengue autóctone em Santa Catarina, sendo que destes, 428 foram notificados em Itapema. O número é considerado um surto em dengue (mais de 300 casos por cem mil habitantes).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Ver mais de Jaraguá do Sul