dengue 2
Jaraguá do Sul

Marcos geodésicos serão instalados em Jaraguá do Sul

Em 1999 foram instalados 66 marcos no município, sendo 42 na área urbana e 24 na área rural

29 Mai 2020 - 13h45Por Da Redação

A empresa GeoJá iniciará a instalação de marcos geodésicos em Jaraguá do Sul na próxima terça-feira (02/06). Muito comum em algumas cidades do País, os marcos geodésicos são chapas circulares com inscrições fixadas no solo – geralmente uma chapa de ferro, junto à uma base de concreto. Nela estão gravadas um código que remete a altitude, latitude e longitude daquele local. No Brasil, já foram implantados principalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Exército Brasileiro (EB) e prefeituras. De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Eduardo Bertoldi, a implantação dos marcos geodésicos é uma das etapas da execução do contrato de levantamento aerofotogramétrico (fotografias aéreas do município) entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul e a GeoJá.

“A instalação dos marcos geodésicos servirá como referência para os levantamentos topográficos para novos loteamentos, para projetos de edificações, para projetos e execução de obras de infraestrutura, entre outros”, destacou Bertoldi.
 
As equipes da GeoJá realizarão as instalações dos marcos em vários locais tanto públicos quanto privados, solicitamos o apoio da comunidade na recepção das equipes que estarão identificadas com crachás e coletes. As equipes visitarão os locais entre 7h30 às 16h30min, podendo se estender até as 18 horas.
 
Em 1999 foram instalados 66 marcos no município, sendo 42 na área urbana e 24 na área rural. Após uma vistoria realizada pela GeoJá foram encontrados somente 17 marcos geodésicos. Além destes 17 marcos existentes serão implantados marcos de concreto com distribuição de um marco a cada 4 km² para a área urbana e de um marco a cada 20 km² para área rural. Os marcos geodésicos são patrimônio público e precisam ser conservados.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul