terça, 18 de junho de 2019 - 16h49
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Jaraguá do Sul

Major da PM apresenta dados da Rede Catarina de Proteção à Mulher

O major ressaltou que atualmente o 14° Batalhão recebe, em média, cerca de 30 medidas protetivas de urgência por mês expedidas pelo Fórum da Comarca do município

17 Abr 2019 - 12h15Por CMJS

O major do 14° Batalhão de Polícia Militar, Aires Volnei Pilonetto, apresentou aos vereadores de Jaraguá do Sul a Rede Catarina de Proteção à Mulher e alguns números sobre a violência doméstica no município. O major ressaltou que atualmente o 14° Batalhão recebe, em média, cerca de 30 medidas protetivas de urgência por mês expedidas pelo Fórum da Comarca do município, lembrando que, nestes casos, as mulheres já passaram por todo o ciclo de violência e se encontram em vias judiciais.

Além disso, Pilonetto adverte que em 2018 duas mulheres foram mortas em Jaraguá do Sul por seus companheiros. Outras duas estiveram em situação de risco em casos que envolveram homicídios. O major ainda alertou que, no município, os números de violência doméstica estão no mesmo patamar dos de roubo.

Pilonetto explicou que a Rede Catarina surgiu a partir de uma prática realizada na cidade de Chapecó em 2016. Na ocasião, uma guarnição foi designada para atender e patrulhar exclusivamente ocorrências de violência doméstica. O projeto, denominado Patrulha Maria da Penha, era desenvolvido por dois policiais militares, sendo, necessariamente, um homem e uma mulher. Hoje a Rede Catarina de Proteção à Mulher é formada por, além da PM, IFSC, CREAS, CRAS, Defensoria Pública, Oficina Paz nos Lares, Fórum e Delegacia da Mulher.

O major ainda ressaltou que é preciso informar as mulheres e esclarecer as dúvidas sobre os tipos de violência a que elas estão sujeitas, como violência moral, patrimonial e financeira. “Essa violência não precisa ser necessariamente efetuada pelo marido ou namorado, mas qualquer pessoa que esteja em convívio com ela”, ressalta.

Quem tiver dúvidas sobre essas informações e sobre a atuação da Rede Catarina pode conferir o site 14bpm.com.br/ppm que traz vários esclarecimentos e dados sobre a atuação da PM.  


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

CMJS - Maio