vacina
Mostre a Cara do Seu Bairro

Jovens do projeto “Mostre a Cara do seu Bairro” apresentam curtas-metragens

06 Ago 2014 - 19h25
O projeto é uma iniciativa do Escritório de Cinema, com produção de Sandra Simioni e direção de Gilmar Moretti. A Mostra de Curtas acontecerá no SESC Jaraguá do Sul e reunirá os trabalhos realizados nas duas edições, que ocorreram em 2011 e 2013 com o apoio da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e do Fundo Municipal de Cultura.

Jovens de bairros diferentes participaram das oficinas de cinema, onde ganharam noções de linguagem audiovisual, criação de roteiro e storyboard,planos de gravação, técnicas de filmagem e conheceram os equipamentos básicos. A seleção dos participantes foi feita através da resposta da pergunta “O que você gostaria de mostrar do seu bairro?”, divulgada em panfletos nas escolas de oito pontos da cidade.

Após estudos teóricos e práticos, cada grupo teve quatro horas para realizar a gravação de um curta-metragem em seu bairro, acompanhados por uma equipe profissional de cinema. Os adolescentes, sob orientação dos ministrantes da oficina, criaram roteiros que abordaram aspectos das localidades do Centro, Vila Lenzi, Barra do Rio Molha, Barra do Rio Cerro, Santo Antônio, Jaraguá 84, Tifa Martins e Águas Claras.

Sandra Simioni, proponente do projeto, destaca: “Chamou-me a atenção a garra destes jovens em aprender e se envolver na linguagem do cinema como uma forma de expressão. Para mim, foi uma satisfação perceber que conseguimos passar esta paixão de mostrar o mundo através das imagens.”

“Eu aprendi bastante aqui, esse trabalho fora da oficina ensina muito a gente mexe nos equipamentos e tudo, e a aprendizagem assim na prática ensina bem mais”, diz o participante Lucas Eduardo Sasse, 15, morador da Barra do Rio Cerro. Eduardo Araújo, 17, morador da Barra do Rio Molha, também participou do projeto e completa: “Eu achei muito interessante o modo como a gente gravou, todo o trabalho que envolve por trás que eu não sabia, não tinha ideia que envolvia tanta coisa.”

No domingo, além dos curtas-metragens, os espectadores também poderão conferir o making of com o processo de aprendizagem dos jovens. A entrada é gratuita.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul