dengue 2
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul tem 22 casos positivos de dengue e 27 focos do mosquito transmissor

Os dois últimos focos de proliferação do aedes egypti foram detectados nos bairros Vieira e Centro

18 Mai 2020 - 14h42

Mesmo com o foco principal voltado ao atendimento relacionado à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul também tem mantido o trabalho preventivo em relação a outras endemias como é o caso da dengue.

Segundo a  a supervisora do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Aline Cristiane Borba Monteiro, hoje o panorama do combate à dengue no Municícipio é o seguinte: 27 focos de proliferação do mosquito transmissor  da doença (aedes egypti|) , 22 casos positivos de dengue. "Temos ainda 56 suspeitos até a última atualização feita pela Epidemiologia", explicou a supervisora.

Os dois focos mais recentes do mosquito da dengue foram descobertos nos bairros Centro e Vieira, no último dia 11. "Já começamos a trabalhar nas áreas principalmente na questão de orientação aos munícipes. Como a gente teve focos recentes ali a nossa preocupação é muito grande quanto à proliferação do aedes egypti nesta redondeza."
 
Aline explica também que por orientação da própria Secretaria de Saúde de Estado quanto ao Programa da Dengue os agentes de endemia não podem adentrar a imóveis onde houver idosos, gestantes ou nos quais os moradores não pemitam."Mesmo com esta dificuldade, os agentes têm feito o possível para realizar seu  trabalho. “Quando são impedidos de entrar nosso pessoal procura passar as orientações, muitas vezes, no portão da casa. “Neste caso, o registro é feito como visita parcial. No entanto, quando o munícipe não se interessa em ouvir o registro passado à Ouvidoria é de visita recusada”, disse. 

Mudança de comportamento - No entanto, a supervisora observa que nas últimas visitas os cidadãos têm se mostrado mais receptivos, ao contrário  no início da decretação da quarentena do novo coronavírus.
"Por incrível que pareça, a gente está conversando bastante com os munícipes e eles estão sendo bem receptivos neste momento. Acredito que aquele pânico inicial, devido à covid-19, já passou. Claro que a gente tem algumas negativas, algumas recusas, mas nosso trabalho está começando a caminhar de um maneira diferente do que era no início da pandemia. Há bastante relatos dos nosos agentes que estão contentes com esta receptividade."


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)
Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Ver mais de Jaraguá do Sul