Camara guaramirim
Jaraguá do Sul

Implantação da nova rede de água do Boa Vista começa dia 25

A obra faz parte do Plano de Ampliação de Saneamento e visa o abastecimento daquela região pela ETA Central

21 Nov 2019 - 16h00Por Da Redação

Na próxima segunda-feira (25), o Samae de Jaraguá do Sul dará início a mais uma etapa do projeto de reforço na rede de distribuição de água do Bairro Boa Vista, com a implantação da nova adutora, a partir da Estação de Recalque de Água Tratada, construída na Rua Rinaldo Bogo (Ilha da Figueira). A obra faz parte do Plano de Ampliação de Saneamento e visa o abastecimento daquela região pela ETA Central e, consequentemente, a desativação do Sistema Independente do Boa Vista, cuja estrutura é muito suscetível às condições climáticas. “Quando chove muito, não conseguimos tratar a água captada do morro por causa da turbidez. Quando há estiagem, não conseguimos captar. É um problema muito antigo, que vínhamos contornando abastecendo os reservatórios com caminhão-pipa”, explica o presidente do Samae, Ademir Izidoro.

Para a implantação desta nova adutora em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), a autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul fará escavações em vias públicas e calçadas. É o caso de uma travessia da rede na Rua Rinaldo Bogo, seguindo pela Rua Antônio João Radtke (mão inglesa), por outra travessia já construída na Rua José Theodoro Ribeiro e pela abertura de vala na Rua Domingos Rosa até chegar nos reservatórios instalados na frente da EMEB Adelino Francener, no Boa Vista. Durante o período de obras, haverá alterações no trânsito, com sinalização nos pontos destas intervenções.

Para o presidente do Samae, essas obras contemplam as ações para aumentar a eficiência na entrega de água potável à população jaraguaense. “Junto com o investimento no reforço de rede, vamos desativar esses sistemas independentes do Boa Vista, Krause e Águas Claras, e levar água da nossa ETA Central para toda aquela região, garantindo que não faltará mais água por causa da chuva ou da estiagem”, comenta Izidoro, acrescentando que a ETA Central foi construída para atender a demanda de Jaraguá do Sul nos próximos 50 anos. Mais de R$ 23 milhões estão sendo investidos nas obras para reduzir as perdas, aumentar a capacidade de reservação e melhorar o sistema de abastecimento de água no município. Os recursos são do BNDES e parte da própria autarquia. “Até o fim de fevereiro de 2020, estas obras estarão concluídas”, destaca Izidoro. Com este mesmo objetivo está sendo feito o reforço de rede do Rio Molha.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Família de Jaraguá do Sul busca ajuda para tratamento de fibrose cística de adolescente em Porto Ale

Saiba como ajudar
Família de Jaraguá do Sul busca ajuda para tratamento de fibrose cística de adolescente em Porto Ale
Geral

Veja como recuperar objetos perdidos na Schützenfest

Com público recorde e intensa movimentação, organização reforça orientações para quem perdeu ou encontrou objetos durante a festa
Veja como recuperar objetos perdidos na Schützenfest
Segurança

Operação de combate ao contrabando recolhe ao menos 240 cigarros eletrônicos em Jaraguá do Sul

Numa conveniência, foram encontradas quase 70 garrafas de bebidas sem selo de importação obrigatório
Operação de combate ao contrabando recolhe ao menos 240 cigarros eletrônicos em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Jaraguá do Sul