Jaraguá do Sul
Implantação da nova rede de água do Boa Vista começa dia 25
A obra faz parte do Plano de Ampliação de Saneamento e visa o abastecimento daquela região pela ETA Central
Na próxima segunda-feira (25), o Samae de Jaraguá do Sul dará início a mais uma etapa do projeto de reforço na rede de distribuição de água do Bairro Boa Vista, com a implantação da nova adutora, a partir da Estação de Recalque de Água Tratada, construída na Rua Rinaldo Bogo (Ilha da Figueira). A obra faz parte do Plano de Ampliação de Saneamento e visa o abastecimento daquela região pela ETA Central e, consequentemente, a desativação do Sistema Independente do Boa Vista, cuja estrutura é muito suscetível às condições climáticas. “Quando chove muito, não conseguimos tratar a água captada do morro por causa da turbidez. Quando há estiagem, não conseguimos captar. É um problema muito antigo, que vínhamos contornando abastecendo os reservatórios com caminhão-pipa”, explica o presidente do Samae, Ademir Izidoro.
Para a implantação desta nova adutora em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), a autarquia da Prefeitura de Jaraguá do Sul fará escavações em vias públicas e calçadas. É o caso de uma travessia da rede na Rua Rinaldo Bogo, seguindo pela Rua Antônio João Radtke (mão inglesa), por outra travessia já construída na Rua José Theodoro Ribeiro e pela abertura de vala na Rua Domingos Rosa até chegar nos reservatórios instalados na frente da EMEB Adelino Francener, no Boa Vista. Durante o período de obras, haverá alterações no trânsito, com sinalização nos pontos destas intervenções.
Para o presidente do Samae, essas obras contemplam as ações para aumentar a eficiência na entrega de água potável à população jaraguaense. “Junto com o investimento no reforço de rede, vamos desativar esses sistemas independentes do Boa Vista, Krause e Águas Claras, e levar água da nossa ETA Central para toda aquela região, garantindo que não faltará mais água por causa da chuva ou da estiagem”, comenta Izidoro, acrescentando que a ETA Central foi construída para atender a demanda de Jaraguá do Sul nos próximos 50 anos. Mais de R$ 23 milhões estão sendo investidos nas obras para reduzir as perdas, aumentar a capacidade de reservação e melhorar o sistema de abastecimento de água no município. Os recursos são do BNDES e parte da própria autarquia. “Até o fim de fevereiro de 2020, estas obras estarão concluídas”, destaca Izidoro. Com este mesmo objetivo está sendo feito o reforço de rede do Rio Molha.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!