vacina
Jaraguá do Sul

Iluminação Pública: Luminárias de LED geram economia de 30%

Na primeira etapa foram instaladas 2.600 luminárias de LED, contemplando 65 ruas, oito praças, Calçadão da Marechal, Arena e SCAR

02 Mai 2019 - 15h00Por PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, está dando continuidade a instalação de luminárias de LED, em várias ruas do município. Na primeira etapa foram instaladas 2.600 luminárias de LED, contemplando 65 ruas, oito praças, Calçadão da Marechal, Arena e SCAR. 

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, “a substituição de lâmpadas de vapor metálico e de sódio por luminárias de LED nesta primeira etapa, já está gerando uma economia de 30% proporcional em relação as potências das luminárias, em cálculo junto a Celesc. Em termos de valores, podemos considerar uma economia de R$ 30 mil reais nos gastos com iluminação pública nesta primeira etapa. A utilização de luminárias de LED vem se tornando cada vez mais frequente, para quem deseja reduzir as despesas com energia elétrica, já que produz  luminosidade superior com um número menor de watts de potência”.

Bertoldi explica que “atualmente, o município possui um parque de 24 mil pontos, onde destes 2.600 já foram substituídos por luminárias de LED. Com a continuidade da troca de lâmpadas por luminárias, a tendência é o município economizar ainda mais. Outro dado importante é com relação ao número de chamados para manutenção, que teve uma redução de 4%, desde o início da troca das lâmpadas por luminárias de LED. As luminárias são sustentáveis e duram 4 vezes mais do que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, diminuindo consideravelmente a necessidade de manutenção e, consequentemente, o custo envolvido no processo”. 

O secretário ressalta também que a primeira etapa de instalação de luminárias de LED contemplou ruas estruturais, onde se concentra grande fluxo de veículos e pedestres e nas ligações entre bairros. Já na segunda etapa serão contempladas mais 68 ruas, onde serão instaladas mais 1.000 luminárias de LED, contemplando ruas dos bairros da cidade. As luminárias de LED, além de gerar economia, deixam a cidade mais segura e com uma maior luminosidade.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul