caragua
caragua mobile
Jaraguá do Sul

Iluminação Pública: Luminárias de LED geram economia de 30%

Na primeira etapa foram instaladas 2.600 luminárias de LED, contemplando 65 ruas, oito praças, Calçadão da Marechal, Arena e SCAR

02 Mai 2019 - 15h00Por PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, está dando continuidade a instalação de luminárias de LED, em várias ruas do município. Na primeira etapa foram instaladas 2.600 luminárias de LED, contemplando 65 ruas, oito praças, Calçadão da Marechal, Arena e SCAR. 

caragua 3

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, “a substituição de lâmpadas de vapor metálico e de sódio por luminárias de LED nesta primeira etapa, já está gerando uma economia de 30% proporcional em relação as potências das luminárias, em cálculo junto a Celesc. Em termos de valores, podemos considerar uma economia de R$ 30 mil reais nos gastos com iluminação pública nesta primeira etapa. A utilização de luminárias de LED vem se tornando cada vez mais frequente, para quem deseja reduzir as despesas com energia elétrica, já que produz  luminosidade superior com um número menor de watts de potência”.

Bertoldi explica que “atualmente, o município possui um parque de 24 mil pontos, onde destes 2.600 já foram substituídos por luminárias de LED. Com a continuidade da troca de lâmpadas por luminárias, a tendência é o município economizar ainda mais. Outro dado importante é com relação ao número de chamados para manutenção, que teve uma redução de 4%, desde o início da troca das lâmpadas por luminárias de LED. As luminárias são sustentáveis e duram 4 vezes mais do que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, diminuindo consideravelmente a necessidade de manutenção e, consequentemente, o custo envolvido no processo”. 

O secretário ressalta também que a primeira etapa de instalação de luminárias de LED contemplou ruas estruturais, onde se concentra grande fluxo de veículos e pedestres e nas ligações entre bairros. Já na segunda etapa serão contempladas mais 68 ruas, onde serão instaladas mais 1.000 luminárias de LED, contemplando ruas dos bairros da cidade. As luminárias de LED, além de gerar economia, deixam a cidade mais segura e com uma maior luminosidade.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

caragua mobile

Matérias Relacionadas

Segurança

Idosa que morreu atropelada estava indo para novena em Jaraguá do Sul

Berta Petry morreu após acidente no bairro Chico de Paulo
Idosa que morreu atropelada estava indo para novena em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Projeto Mais Dança está com inscrições abertas para novos alunos em Jaraguá e Guaramirim

Interessados em participar devem ter entre oito e 18 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, através do site da SCAR
Projeto Mais Dança está com inscrições abertas para novos alunos em Jaraguá e Guaramirim
Geral

Agência da Celesc retoma atividades nesta sexta-feira em Jaraguá do Sul

Estatal emite nota e lamenta paralisação ter afetado as lojas de atendimento
Agência da Celesc retoma atividades nesta sexta-feira em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul