dengue
Scar

Espetáculo "Casa de Pólvora” está de volta

23 Set 2015 - 19h08

O espetáculo “Casa de Pólvora” está de volta ao palco do teatro da SCAR em setembro para mais duas apresentações especiais.


No dia 25, às 15h, a peça será apresentada ao público adolescente, formado por alunos das escolas Helmuth Duwe (Bairro Rio da Luz, onde surgiu a fábrica em que ocorreu a explosão abordada na produção) e Atayde Machado (do Bairro Czerniewicz, para onde se transferiu até o acidente).


O espetáculo será seguido de um bate-papo entre artistas e públicos. No dia 26, às 20h, a apresentação será aberta ao público em geral, com entrada mediante a doação de 1kg de alimento. O espetáculo tem classificação para 12 anos e 50 minutos de duração.

Conforme o produtor Maykon Junkes, o espetáculo vem passando por processos de manutenção, com a constante vinda do diretor gaúcho Marcelo Bulgarelli, com o objetivo de aprimorar ainda mais a produção que conta um momento trágico da história de Jaraguá.

Ao mesmo tempo, “Casa de Pólvora” intensifica os preparativos para a participação em importantes festivais: o Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo (São Paulo, SP, em outubro) e a Mostra SESC Cariri de Cultura (Juazeiro do Norte, Ceará, em novembro).

Sobre o espetáculo

“Casa de Pólvora” faz uma releitura da explosão de uma fábrica de pólvora ocorrida há 60 anos em Jaraguá do Sul. Desde a estréia no dia 6 de novembro do ano passado, a produção vem merecendo elogios pela qualidade cênica e fidelidade com o contexto histórico.


O espetáculo lembra um dos mais importantes e trágicos momentos da história do município. Em 6 de novembro de 1953, no local hoje conhecido como Tifa da Pólvora, três explosões consecutivas destruíram a fábrica Pernambuco Powder Factory. Essa explosão foi ouvida a 50 km de distância e causou danos em edifícios num raio de mil metros. Mais do que vidros estilhaçados e paredes rachadas, porém, o evento deixou dez mortos e doze feridos. A tragédia foi eternizada na canção “Deiz Cruiz Empareiadas” de Athayde Machado, o Dadi, e deixou uma marca profunda na história do município.

A explosão na fábrica e o luto da população inspiraram "Casa de Pólvora", uma história fictícia onde três irmãos procuram por sua mãe enquanto sua casa é atingida por explosões. Revirando os escombros nessa frenética busca, os irmãos se deparam com memórias do que eram suas vidas. Ao encontrar essas lembranças, dor e riso se alternam em um espetáculo onde memórias felizes dividem o palco com feridas nunca cicatrizadas.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-2477.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul