Séculus
Scar

Espetáculo "Casa de Pólvora” está de volta

23 Set 2015 - 19h08
Espetáculo "Casa de Pólvora” está de volta -

O espetáculo “Casa de Pólvora” está de volta ao palco do teatro da SCAR em setembro para mais duas apresentações especiais.


No dia 25, às 15h, a peça será apresentada ao público adolescente, formado por alunos das escolas Helmuth Duwe (Bairro Rio da Luz, onde surgiu a fábrica em que ocorreu a explosão abordada na produção) e Atayde Machado (do Bairro Czerniewicz, para onde se transferiu até o acidente).


O espetáculo será seguido de um bate-papo entre artistas e públicos. No dia 26, às 20h, a apresentação será aberta ao público em geral, com entrada mediante a doação de 1kg de alimento. O espetáculo tem classificação para 12 anos e 50 minutos de duração.

Conforme o produtor Maykon Junkes, o espetáculo vem passando por processos de manutenção, com a constante vinda do diretor gaúcho Marcelo Bulgarelli, com o objetivo de aprimorar ainda mais a produção que conta um momento trágico da história de Jaraguá.

Ao mesmo tempo, “Casa de Pólvora” intensifica os preparativos para a participação em importantes festivais: o Festival Nacional de Teatro de Campo Limpo (São Paulo, SP, em outubro) e a Mostra SESC Cariri de Cultura (Juazeiro do Norte, Ceará, em novembro).

Sobre o espetáculo

“Casa de Pólvora” faz uma releitura da explosão de uma fábrica de pólvora ocorrida há 60 anos em Jaraguá do Sul. Desde a estréia no dia 6 de novembro do ano passado, a produção vem merecendo elogios pela qualidade cênica e fidelidade com o contexto histórico.


O espetáculo lembra um dos mais importantes e trágicos momentos da história do município. Em 6 de novembro de 1953, no local hoje conhecido como Tifa da Pólvora, três explosões consecutivas destruíram a fábrica Pernambuco Powder Factory. Essa explosão foi ouvida a 50 km de distância e causou danos em edifícios num raio de mil metros. Mais do que vidros estilhaçados e paredes rachadas, porém, o evento deixou dez mortos e doze feridos. A tragédia foi eternizada na canção “Deiz Cruiz Empareiadas” de Athayde Machado, o Dadi, e deixou uma marca profunda na história do município.

A explosão na fábrica e o luto da população inspiraram "Casa de Pólvora", uma história fictícia onde três irmãos procuram por sua mãe enquanto sua casa é atingida por explosões. Revirando os escombros nessa frenética busca, os irmãos se deparam com memórias do que eram suas vidas. Ao encontrar essas lembranças, dor e riso se alternam em um espetáculo onde memórias felizes dividem o palco com feridas nunca cicatrizadas.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-2477.

GNet

Matérias Relacionadas

Segurança

Ciclista é atropelado em Jaraguá do Sul

Caso aconteceu no fim da manhã deste sábado (16).
Ciclista é atropelado em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem embriagado é detido por perturbar em casa noturna em Jaraguá

Policiais precisaram usar força física para conter e retirar o homem do estabelecimento.
Homem embriagado é detido por perturbar em casa noturna em Jaraguá
Segurança

Inquilino agride homem, xinga policiais e é preso em Jaraguá do Sul

O dono da residência pediu para o inquilino parar com perturbação e foi agredido.
Inquilino agride homem, xinga policiais e é preso em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem é preso por arrombar veículo em Jaraguá do Sul

Testemunhas que flagraram a ação identificaram o homem.
Homem é preso por arrombar veículo em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul