Jaraguá do Sul

Equipe que pesquisa incidência de covid visitou 500 residências em Jaraguá

Ainda faltam mil domicílios. Parte da população recusou receber a equipe, por medo de fraude

17 Ago 2020 - 13h37Por Da Redação
Equipe que pesquisa incidência de covid visitou 500 residências em Jaraguá - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A equipe da Católica SC, formada por aproximadamente 30 profissionais, continua nesta segunda, terça e quarta a pesquisa por amostragem nos bairros de Jaraguá do Sul para diagnóstico de covid-19. A ação é parte da estratégia da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul e do Comitê de Crise, em conjunto com a Acijs e Católica SC, para saber como está a incidência e como enfrentar os casos de covid-19 no município. Nesta primeira etapa – que começou na quarta-feira da semana passada – serão testadas 1,5 mil pessoas de todas as regiões de Jaraguá. As residências são escolhidas por sorteio. Na segunda etapa, mais 1,5 mil. 

O coordenador da pesquisa, Rafael Dutra de Armas, lamenta que muitas pessoas estão se negando a receber o profissional – devidamente identificado com crachá (ver foto) – por medo de que a pesquisa seja um pretexto para invadir a residência ou conseguir dados. “Todos os nossos profissionais estão usando crachá de identificação e levam uma bandeja com os testes rápidos para covid, além de um questionário direcionado a saúde da pessoa e seu nível de isolamento social. Essa pesquisa é muito importante pra cidade e é fundamental que os pesquisadores sejam recebidos”, ressalta Armas. No primeiro dia de pesquisa, na quarta passada, aproximadamente 50% das pessoas visitadas se negaram a receber o pesquisador. Nesse caso, o profissional tem um domicílio substituto para visitar. Caso nesse domicílio também seja negada a visita, vai-se até o mais próximo, explica o coordenador.

Dos testes já realizados em aproximadamente 500 pessoas, 20% deram positivo para covid-19, sendo uma parte delas, 5%, ainda transmissores potenciais do vírus. Como a amostragem ainda é pequena – faltam mil testes para a primeira etapa -, o professor Rafael prefere ainda não tirar conclusões sobre os resultados preliminares.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Estabelecimento é autuado por aglomeração de pessoas em Jaraguá

Os clientes estavam sem máscara, próximos uns dos outros
Estabelecimento é autuado por aglomeração de pessoas em Jaraguá
Geral

Jaraguá ganha duas filiais da Rede de Farmácias São João

As lojas começaram o atendimento ao público, com ofertas especiais de inauguração, nesta sexta-feira (30)
Jaraguá ganha duas filiais da Rede de Farmácias São João
Segurança

Rua Vera Fischer, no Centro de Jaraguá, terá sentido alterado

A alteração ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (02)
Rua Vera Fischer, no Centro de Jaraguá, terá sentido alterado
Saúde

Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid

Assim que receber nova remessa de vacinas do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde retomará o Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde
Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid
Ver mais de Jaraguá do Sul