secel
Economia

Economista mostra que Brasil pode voltar a crescer em 2017

13 Jul 2016 - 12h26

A avaliação é da economista do Banco Bradesco, Ellen Steter, durante palestra sobre cenários para o País, ao salientar que o nível de confiança vem sendo retomado gradativamente.


Para a especialista, o Brasil está conseguindo sair do “fundo do poço” e os indicadores mostram que a economia parou de cair e com melhor nível de confiança poderá voltar a crescer no ano que vem. Na avaliação feita pela equipe do Bradesco, salientou Ellen Steter, a projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) ainda mantenha queda este ano em 3% e cresça 1,5% em 2017.

“Há sinais mais positivos que esta recuperação virá no ano que vem, mas como a economia não é uma ciência exata é possível ainda que alguma dificuldade persista”, disse ela a uma plateia que lotou a sala de reuniões do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Um dos dados positivos apontados pela economista é relacionado aos postos de trabalho, citando levantamento do CAGED, com a criação de 700 mil vagas no que vem. “Não é uma recuperação plena do nível de emprego, mas pelo menos haverá uma estabilização e isto ajudará a economia porque com emprego haverá consumo. Segundo ela, também há uma tendência de queda na taxa básica de juros, o que representa maior circulação de dinheiro no mercado.

Para a especialista, o governo precisa demonstrar uma disposição cada vez maior de controle dos gastos públicos, mas um aumento de impostos não pode ser descartado como forma de equilibrar o déficit de receita. O cenário internacional, refletido nas decisões da comunidade econômica europeia e nas eleições norte-americanas também são fatores a serem levados em conta, pois na visão da analista podem resultar em novos investimentos estrangeiros no Brasil se a economia se estabilizar e o país ofereça oportunidades.


O presidente da ACIJS, Giuliano Donini, disse que embora as análises sempre representem premissas a se consolidarem, as perspectivas de retomada do crescimento sempre são favoráveis mesmo que os caminhos apontem que este desempenho parte de uma base que não vem sendo positiva. “Esta situação que vivemos no país vai continuar exigindo um nível de qualidade na gestão das empresas para que possamos atravessar um período de dificuldades. Se o mar ainda está revolto, aparentemente deixamos de nadar contra a maré”, exemplifica o empresário.

Segundo Donini, é preciso manter o nível de resistência e principalmente de resiliência até que a economia faça uma travessia. “As projeções indicam ainda a manutenção de índices de desemprego este ano, com possibilidade de melhora dos indicadores em 2017 e então a partir daí quem sabe com uma perspectiva de retomada de consumo e com isso movimentando a indústria, o que é um alento para todos”, avalia.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul