Jaraguá do Sul

Diminuem as denúncias relacionadas à Covid-19 em Jaraguá

A partir de julho, os números registrados foram de 160 demandas para a Vigilância Sanitária, sendo que 70% dessa demanda foi referente à covid

09 Nov 2020 - 14h00Por Gustavo Henrique Reif
Diminuem as denúncias relacionadas à Covid-19 em Jaraguá - Crédito: Unsplash / Ilustrativa Crédito: Unsplash / Ilustrativa

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Vigilância Sanitária, divulga os números de denúncias relacionadas ao não cumprimento das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. A partir de julho, os números registrados foram de 160 demandas para a Vigilância Sanitária, sendo que 70% dessa demanda foi referente à covid. Em agosto, 97 demandas. Em setembro, 66; e no mês passado 59 demandas. Em todos esses números se aplica o percentual de 70%. Os outros 30% foram demandas rotineiras da Vigilância Sanitária, não relacionadas à covid.  A assistente de Fiscalização da Vigilância Sanitária, Camila Fernandes, atribui a diminuição do número de denúncias à diminuição do grau de risco de Jaraguá e região de gravíssimo para grave (julho, agosto) e depois alto (outubro). Esses números ainda não computam o mês de novembro, quando Jaraguá passou da classificação alto para grave novamente.

A denúncia campeã é relativa à falta de uso de máscara em estabelecimentos comerciais e empresariais, do tipo “fui na empresa tal e todas as pessoas estavam sem máscara”. A assistente Camila Fernandes informa que, na maioria desses casos, os fiscais não encontram a situação relatada e, sim, todos com máscara. Mas mesmo assim a orientação acontece e o denunciante recebe uma resposta com relação a sua denúncia. Outro registro frequente é de aglomeração em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes. “Os cuidados precisam ser tomados por todos. Algumas vezes observamos que o estabelecimento cumpre com as restrições e o cliente é que não cumpre. É necessária que a ação seja conjunta. Assim fica seguro tanto para o comerciante quanto para o cliente”, ressalta Camila.

Outras denúncias não frequentes mas que também chegam para a Vigilância são relacionadas ao não uso de máscara em condomínios empresariais e residenciais e o não cumprimento da quarentena por pessoa positivada para covid ou por pessoa que more com o paciente.

COMO DENUNCIAR

-Denúncias relacionadas ao não cumprimento das restrições covid
-Podem ser direcionadas à PM (necessidade de ação imediata ou irregularidade que acontece fora do expediente da prefeitura), no 190 ou aplicativo “PMSC Cidadão”. Nesse aplicativo há espaço para anexar foto, vídeo ou áudio.
-Podem ser direcionadas à Ouvidoria da Prefeitura de Jaraguá, 0800-642-0156, ou Ouvidoria do SUS, 0800-642-0136, site da prefeitura jaraguadosul.sc.gov.br/ouvidoria, ou aplicativo “Jaraguá na Mão”.

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Estabelecimento é autuado por aglomeração de pessoas em Jaraguá

Os clientes estavam sem máscara, próximos uns dos outros
Estabelecimento é autuado por aglomeração de pessoas em Jaraguá
Geral

Jaraguá ganha duas filiais da Rede de Farmácias São João

As lojas começaram o atendimento ao público, com ofertas especiais de inauguração, nesta sexta-feira (30)
Jaraguá ganha duas filiais da Rede de Farmácias São João
Segurança

Rua Vera Fischer, no Centro de Jaraguá, terá sentido alterado

A alteração ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (02)
Rua Vera Fischer, no Centro de Jaraguá, terá sentido alterado
Saúde

Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid

Assim que receber nova remessa de vacinas do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde retomará o Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde
Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid
Ver mais de Jaraguá do Sul