transito
Schützenfest

CCO divulga ações e preparativos para a 28ª Schützenfest

30 Ago 2016 - 17h24

A Comissão Central Organizadora (CCO) tem se reunido periodicamente para discutir propostas e estabelecer ações necessárias para o evento. De acordo com o setor de licitação da Fundação Cultural, o edital para a escolha da limpeza do parque Municipal de Eventos já tem uma empresa vencedora. Já o da empresa responsável pela segurança segue para análise do setor jurídico da Prefeitura; o de contratação de estrutura como tendas, conteiner e estandes, por exemplo, está em fase de análise na Fundação Cultural. As bandas, já contatadas por meio de licitação na modalidade inexigibilidade, providenciam a documentação necessária para a efetivação da contratação. A licitação sobre o serviço de bilheteria segue o trâmite legal.


Um edital em andamento, disponível no site da Prefeitura  de Jaraguá da Sul,  é o de concorrência do tipo maior oferta que trata do uso e exploração comercial dos pontos de alimentação, trajes típicos e souvenir da Schützenfest. A novidade é a exigência de que a permissionária ofereça possibilidades de pagamento com cartão de crédito e débito. Entre as qualificações técnicas exigidas constam comprovação de que o proponente possui condições de atender a um evento com circulação de 70 mil pessoas.

As empresas interessadas deverão entregar os envelopes com as propostas na Fundação até as 8h30 de 16 de setembro. Estão disponíveis 13 pontos de exploração, cada qual com remuneração mínima já estabelecida: Obst und Krepp Ecke (Canto das Frutas e do Crepe); Spätzle Ecke (Canto do Macarrão Típico Alemão); Kartoffel Ecke (Canto da Batata – em dois locais do Parque de Eventos); Hamburger Ecke (Canto do Hambúrguer); Sübigkeiten und Eis Ecke (Canto do Doce e do Gelado); Spiebe Ecke (Canto do Espetinho); Pommes Ecke (Canto da Batata Frita); Pretzel und Waffle Ecke (Canto do Pretzel e do Waffle Alemão); Wurts Ecke (Canto da Salsicha); Typisch Restaurant (Restaurante Típico); Kolonialwaren Ecke (Canto dos Produtos Coloniais) e Kostümverleih Typischen und Souvenirs (Loja de Traje Típico e Lembranças).

O chope segue com as marcas da edição passada, uma vez que o edital tem validade para dois anos. Entre as marcas nacionais: Germânia e Heinecke; as locais artesanais são Königs, Karsten e Mestro.
Lançamento oficial - A CCO divulgou algumas datas de eventos que antecedem a Schützenfest e marcam o lançamento oficial da “Festa dos Atiradores”. O primeiro deles é o Schützembaum, em 15 de outubro, com desfile pela Getúlio Vargas até a Praça Ângelo Piazera. O Schützenbaum tem origem nas festividades do Mainbaum, realizadas na Baviera, Alemanha, e significa árvore de maio. Nestas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.

As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a "árvore dos atiradores", que simboliza o desejo de que a festa seja motivo de alegria e confraternização. O Schützenbaum oficial está instalado no Parque Municipal de Eventos, com as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Fundação Cultural, da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI) e das sociedades de tiro promotoras da 27ª Schützenfest, além do brasão do município.


Sons e Sabores, evento de degustação da gastronomia típica está agendado para 27 de outubro, em local a ser definido. Outra novidade desta edição da festa envolve a escolha das majestades. Rainha, primeira e segunda princesas serão eleitas em 20 de novembro, dia de encerramento da festa. Desta forma, as representantes da 27ª edição – Raquel Ramthum, Laís Marquardt e Jenifer da Silva - continuam representando a Schützenfest 2016.





























DATA EVENTO LOCAL
15/10/16 SCHUTZENBAUM PRAÇA ÂNGELO PIAZERA
27/10/16 SONS E SABORES – SCHÜTZENFEST A DEFINIR
03/11/16 TIRO IMPRENSA – SCHÜTZENFEST A DEFINIR
10/11 a 20/11/16 28ª SCHÜTZENFEST PARQUE DE EVENTOS

 

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul