Caraguá
Jaraguá do Sul

Agentes Comunitários de Saúde de Jaraguá do Sul passam por capacitação

Encontros destacaram o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e atendimento no período da pandemia

16 Jul 2021 - 20h18Por Da Redação
Foto Divulgação - Foto Divulgação -

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 11 e 18 de junho capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde, uma iniciativa da Diretoria de Saúde/Gerência e Supervisões da Atenção Primária.

O objetivo dos encontros foi destacar o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e atendimento no período da pandemia. Atualmente, a Secretaria conta com 90 profissionais.

As dinâmicas aconteceram respeitando os cuidados preconizados em decorrência da covid-19. Os servidores foram distribuídos em grupos e medidas como aferição de temperatura, uso de álcool gel, distanciamento e ventilação natural, foram observadas, seguindo todas as recomendações e restrições estabelecidas pelo município.

A Unisociesc disponibilizou estrutura e recursos tecnológicos e os estudantes da graduação de enfermagem da Universidade auxiliaram nas dinâmicas em grupo.

A última etapa da capacitação ocorreu de forma online no dia 02 de julho e contou com a participação de um agente comunitário de saúde do Rio de Janeiro, que trabalha na localidade da Rocinha. O objetivo desta metodologia foi destacar as diferenças entre as realidades culturais e econômicas dos dois municípios e trocar experiências.

O agente comunitário de saúde do Rio de Janeiro expôs algumas dificuldades enfrentadas, entre elas, a impossibilidade do isolamento social, com várias pessoas morando juntas em casas muito pequenas. Frisou, ainda, que os profissionais realizam monitoramento de pacientes com covid por telefone, visitas e acompanhamento e monitoramento das famílias cadastradas, entre outros serviços.

A equipe de Jaraguá do Sul também compartilhou experiências e trabalhos de comprometimento e dedicação dos ACS, com destaque para a história da agente comunitária do bairro Santa Luzia que desenvolveu um projeto voltado para a prevenção da saúde bucal, o “Escovar é Melhor que Arrancar”, que está sendo retomado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário da pasta, Alceu Gilmar Moretti, destaca a importância da troca de experiências, pois, segundo ele, promovem estímulo para o desenvolvimento de outras ações relacionadas a prevenção.

A enfermeira Patrícia Farias, responsável pelo setor de Educação em Saúde, destaca que os estudos e pesquisas apontam para a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais de saúde, “pois o estímulo à educação é um determinante para melhoria de resultados em diferentes setores, trabalho executado com satisfação promove a eficiência, impactando positivamente a população”.

A diretoria de Saúde, Sílvia Regina Bonatto, esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde está retomando suas atividades eletivas respeitando as determinações federais e estaduais, preconizando os protocolos adotados em decorrência da Covid-19.

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguaense vai a justiça para não ser chamada como 'ex do Latino'

A Justiça negou o pedido de Jéssica
Jaraguaense vai a justiça para não ser chamada como 'ex do Latino'
Segurança

Homem discute com mulher e é detido por posse irregular de arma de fogo em Jaraguá

As duas armas foram encontradas em um quarto da residência.
Homem discute com mulher e é detido por posse irregular de arma de fogo em Jaraguá
Segurança

Confusão em hospital de Jaraguá do Sul acaba com homem baleado

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para conter o homem que estava na recepção do Hospital São José com comportamento alterado, praticando danos e agressões.
Confusão em hospital de Jaraguá do Sul acaba com homem baleado
Geral

Gestão de pessoas do Grupo Malwee é um dos cases do Peopletech Summit

Evento tem como objetivo debater o futuro da gestão de pessoas, as novidades e os desafios para os profissionais e cases de sucesso da área.
Gestão de pessoas do Grupo Malwee é um dos cases do Peopletech Summit
Ver mais de Jaraguá do Sul