secel
Jaraguá do Sul

Agentes Comunitários de Saúde de Jaraguá do Sul passam por capacitação

Encontros destacaram o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e atendimento no período da pandemia

16 Jul 2021 - 20h18Por Da Redação
Foto Divulgação - Foto Divulgação -

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 11 e 18 de junho capacitação voltada aos Agentes Comunitários de Saúde, uma iniciativa da Diretoria de Saúde/Gerência e Supervisões da Atenção Primária.

O objetivo dos encontros foi destacar o papel do profissional, as atribuições inerentes ao seu cargo e atendimento no período da pandemia. Atualmente, a Secretaria conta com 90 profissionais.

As dinâmicas aconteceram respeitando os cuidados preconizados em decorrência da covid-19. Os servidores foram distribuídos em grupos e medidas como aferição de temperatura, uso de álcool gel, distanciamento e ventilação natural, foram observadas, seguindo todas as recomendações e restrições estabelecidas pelo município.

A Unisociesc disponibilizou estrutura e recursos tecnológicos e os estudantes da graduação de enfermagem da Universidade auxiliaram nas dinâmicas em grupo.

A última etapa da capacitação ocorreu de forma online no dia 02 de julho e contou com a participação de um agente comunitário de saúde do Rio de Janeiro, que trabalha na localidade da Rocinha. O objetivo desta metodologia foi destacar as diferenças entre as realidades culturais e econômicas dos dois municípios e trocar experiências.

O agente comunitário de saúde do Rio de Janeiro expôs algumas dificuldades enfrentadas, entre elas, a impossibilidade do isolamento social, com várias pessoas morando juntas em casas muito pequenas. Frisou, ainda, que os profissionais realizam monitoramento de pacientes com covid por telefone, visitas e acompanhamento e monitoramento das famílias cadastradas, entre outros serviços.

A equipe de Jaraguá do Sul também compartilhou experiências e trabalhos de comprometimento e dedicação dos ACS, com destaque para a história da agente comunitária do bairro Santa Luzia que desenvolveu um projeto voltado para a prevenção da saúde bucal, o “Escovar é Melhor que Arrancar”, que está sendo retomado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário da pasta, Alceu Gilmar Moretti, destaca a importância da troca de experiências, pois, segundo ele, promovem estímulo para o desenvolvimento de outras ações relacionadas a prevenção.

A enfermeira Patrícia Farias, responsável pelo setor de Educação em Saúde, destaca que os estudos e pesquisas apontam para a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional dos profissionais de saúde, “pois o estímulo à educação é um determinante para melhoria de resultados em diferentes setores, trabalho executado com satisfação promove a eficiência, impactando positivamente a população”.

A diretoria de Saúde, Sílvia Regina Bonatto, esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde está retomando suas atividades eletivas respeitando as determinações federais e estaduais, preconizando os protocolos adotados em decorrência da Covid-19.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul