secel
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul

ADR de Jaraguá está entre as três regiões mais competitivas do Estado

19 Jul 2016 - 12h00

 A Grande Florianópolis é a região mais competitiva do Estado (ICR-SC 7,03), seguida por Blumenau (6,59), Jaraguá do Sul (6,32) e Joinville (6,07).


Foram selecionados para medir a competitividade das regiões: Educação Básica, Saúde, Educação Superior, Mercado de Trabalho, Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Ambiental, Infraestrutura, Solidez Fiscal, Tamanho da Economia e Segurança Pública.

Jaraguá do Sul aparece em primeiro lugar no fator sustentabilidade ambiental, segundo lugar na área da educação, sendo a primeira no ensino fundamental, e, embora esteja em oitavo lugar na segurança pública, é a região com menor taxa de homicídios do Estado.

A proposta do estudo, inédito em Santa Catarina, é fornecer subsídios às políticas públicas do Estado. A partir dele será possível identificar com mais facilidade as diferenças entre as regiões, além das características de cada uma delas, auxiliando o Estado a definir ações de desenvolvimento regional e localizar as áreas de oportunidades. “Os índices de competitividade também vão ajudar a mostrar os resultados de esforços realizados pelos governos estadual e municipal para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos cidadãos. Teremos números para apontar se estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni.

O ICR-SC replica, na medida do possível, a metodologia utilizada para calcular o Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, adequando-se às restrições de informações existentes em nível regional. O objetivo da Fazenda é calcular o ICR-SC anualmente.

A pesquisa completa está disponível no endereço http://www.sef.sc.gov.br/sites/default/files/Caderno%20de%20indicadores%202016%20-%20Revis%C3%A3o%20final%20junho_0.pdf

ENTENDA A PROPOSTA

O que é competitividade – Capacidade de uma região ou de um município para atrair investimentos e reter talentos na própria região. Ou seja: trazer desenvolvimento, crescimento pessoal e oportunidades de emprego. Em essência, a competitividade de uma região estabelece o conjunto de oportunidades que são oferecidas ao desenvolvimento das pessoas.


Metodologia – A metodologia utilizada estabelece valores entre zero e dez, de acordo com o desempenho da região em cada indicador. Isto permite a combinação de diferentes indicadores, uma vez que todos são padronizados em uma escala comum. Assim, os valores para cada região são calculados para cada indicador, tendo o valor de dez para aquela região que apresenta o melhor desempenho; e de zero para a região com o pior desempenho. O valor das demais regiões é o resultado da interpolação entre zero e dez. Em seguida, calcula-se o valor de cada fator de competitividade para cada região, com a média simples dos valores de cada indicador. Finalmente, obtém-se o índice de competitividade para cada região, calculando a média simples do valor dos dez fatores anteriormente obtidos e ordenando esses valores para obter a posição de cada região.

Matérias Relacionadas

Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Segurança

(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá

Morte do motociclista foi confirmada no local
(Vídeo) Motociclista é arrastado por patrola após bater na traseira da máquina, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul