Mês do Trânsito - Rádio
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul

ADR de Jaraguá está entre as três regiões mais competitivas do Estado

19 Jul 2016 - 12h00

 A Grande Florianópolis é a região mais competitiva do Estado (ICR-SC 7,03), seguida por Blumenau (6,59), Jaraguá do Sul (6,32) e Joinville (6,07).


Foram selecionados para medir a competitividade das regiões: Educação Básica, Saúde, Educação Superior, Mercado de Trabalho, Sustentabilidade Social, Sustentabilidade Ambiental, Infraestrutura, Solidez Fiscal, Tamanho da Economia e Segurança Pública.

Jaraguá do Sul aparece em primeiro lugar no fator sustentabilidade ambiental, segundo lugar na área da educação, sendo a primeira no ensino fundamental, e, embora esteja em oitavo lugar na segurança pública, é a região com menor taxa de homicídios do Estado.

A proposta do estudo, inédito em Santa Catarina, é fornecer subsídios às políticas públicas do Estado. A partir dele será possível identificar com mais facilidade as diferenças entre as regiões, além das características de cada uma delas, auxiliando o Estado a definir ações de desenvolvimento regional e localizar as áreas de oportunidades. “Os índices de competitividade também vão ajudar a mostrar os resultados de esforços realizados pelos governos estadual e municipal para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar dos cidadãos. Teremos números para apontar se estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni.

O ICR-SC replica, na medida do possível, a metodologia utilizada para calcular o Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, adequando-se às restrições de informações existentes em nível regional. O objetivo da Fazenda é calcular o ICR-SC anualmente.

A pesquisa completa está disponível no endereço http://www.sef.sc.gov.br/sites/default/files/Caderno%20de%20indicadores%202016%20-%20Revis%C3%A3o%20final%20junho_0.pdf

ENTENDA A PROPOSTA

O que é competitividade – Capacidade de uma região ou de um município para atrair investimentos e reter talentos na própria região. Ou seja: trazer desenvolvimento, crescimento pessoal e oportunidades de emprego. Em essência, a competitividade de uma região estabelece o conjunto de oportunidades que são oferecidas ao desenvolvimento das pessoas.


Metodologia – A metodologia utilizada estabelece valores entre zero e dez, de acordo com o desempenho da região em cada indicador. Isto permite a combinação de diferentes indicadores, uma vez que todos são padronizados em uma escala comum. Assim, os valores para cada região são calculados para cada indicador, tendo o valor de dez para aquela região que apresenta o melhor desempenho; e de zero para a região com o pior desempenho. O valor das demais regiões é o resultado da interpolação entre zero e dez. Em seguida, calcula-se o valor de cada fator de competitividade para cada região, com a média simples dos valores de cada indicador. Finalmente, obtém-se o índice de competitividade para cada região, calculando a média simples do valor dos dez fatores anteriormente obtidos e ordenando esses valores para obter a posição de cada região.

Matérias Relacionadas

Geral

Sargento despede-se do 14º Batalhão

Sargento despede-se do 14º Batalhão
Educação

Profissionais da educação infantil particular de Jaraguá organizam manifesto para este sábado

Dentre todos os setores impactados pelas medidas necessárias ao combate à disseminação do vírus, um dos que mais vem sofrendo é o da educação
Profissionais da educação infantil particular de Jaraguá organizam manifesto para este sábado
Saúde

PAMA, 0800 e UAPS têm plantões de fim de semana para atendimento de covid-19

O Pama é, pelo quarto fim de semana consecutivo, o equipamento público municipal exclusivo destinado para acolhimento, triagem, atendimento médico e testagem para covid-19 em pacientes
PAMA, 0800 e UAPS têm plantões de fim de semana para atendimento de covid-19
Economia

Gerentes do Sicredi explicam sobre o PIX, que promete transferências em 10 segundos

Gerentes, Alan Blenke e Aimoré Woleck, participaram ao vivo do Diário da Jaraguá desta sexta-feira (18)
Gerentes do Sicredi explicam sobre o PIX, que promete transferências em 10 segundos
Ver mais de Jaraguá do Sul