dengue 2
Jaraguá do Sul

ACIJS propõe frente contra burocracia

A proposta do grupo de trabalho é revisitar legislações, portarias e outras situações legais destinadas a diversos fins, de maneira a tornar o dia a dia das pessoas e das empresas mais facilitado.

09 Abr 2019 - 19h26Por ACIJS

Um grupo de trabalho que se dedique a desamarrar nós da burocracia, a reavaliações de legislações e ao estudo de maneiras para a simplificação de processos que envolvem o empreendedorismo na região.
 
Esta é a proposta da ACIJS, como resultado do debate que a entidade promoveu na segunda-feira, durante encontro com a participação da Prefeitura e de entidades como APEVI, CDL, OAB, Associação de Engenheiros e Arquitetos, Associação de Imobiliárias e Sindicato dos Contabilistas, entre outros segmentos representados na plenária.
 
A ideia, explica o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Anselmo Ramos, é buscar soluções para muitos entraves burocráticos ocasionam gargalos a empreendedores já instalados ou interessados em investimentos na região. “Temos sentido os reflexos desta situação com a perda de recursos importantes para a nossa economia, é uma situação que impacta diretamente na geração de empregos, em melhor renda para a população, mas que também o município e a região com a perda de receitas das arrecadações dos impostos”, sublinha o empresário.
 
O objetivo do encontro, assinala Ramos, foi sensibilizar a comunidade quanto ao tema e buscar a adesão das diversas entidades representativas para a solução a processos muitas vezes excessivamente burocráticos que emperram o desenvolvimento. A proposta do grupo de trabalho é revisitar legislações, portarias e outras situações legais destinadas a diversos fins, de maneira a tornar o dia a dia das pessoas e das empresas mais facilitado. O empresário salienta que o objetivo não é contrariar princípios baseados na legalidade ou que firam o ordenamento jurídico, pautando a proposta em aspectos práticos que assegurem mais tranquilidade e isto resulte em eficiência e qualidade dos processos.
 
“O que vemos hoje são disfunções burocráticas que causam lentidão nos processos, nas tramitações de abertura e fechamento de empresas, em licenciamentos, enfim, situações que afetam toda a sociedade. Isto impacta na perda de competitividade, na redução da produtividade e afeta a geração de riquezas. Há procedimentos que, se em um determinado período eram necessários, hoje são dispensáveis. Então parece coerente uma revisitação a todos os processos visando assegurar controles mais eficientes e menos burocráticos”, afirma Anselmo Ramos. Assinala que diversas ações no mesmo caminho já vêm sendo anunciadas pelo governo federal com o propósito de dinamizar processos.
 
Durante a reunião, o vice-prefeito Udo Wagner destacou a importância de iniciativas que busquem facilitar a vida do contribuinte. Disse que várias ações têm sito colocadas em prática pela Prefeitura, mas ressaltou que há muito a fazer. “As pessoas precisam apontar onde o município pode colaborar, devem reclamar quando há dificuldades, porque o agente público deve ser um facilitador e não um complicador”, reiterou. Também a chefe de gabinete Emanuela Wolf expôs ações que já apresentam resultados no âmbito municipal em várias áreas, lembrando que a atual gestão está comprometida com a simplificação de processos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Ver mais de Jaraguá do Sul