dengue 2
Jaraguá do Sul

Abertura de empresas no primeiro trimestre supera números de 2018

Em janeiro deste ano foram emitidos 51 alvarás de abertura de empresas, 152 em fevereiro e 165 em março, totalizando 368 novos empreendimentos.

17 Abr 2019 - 12h40Por PMJS

Os bons ventos da recuperação econômica passaram a soprar em Jaraguá do Sul a partir do primeiro trimestre de 2019. Comparativamente a 2018, a somatória dos meses de janeiro, fevereiro e março indica uma tendência de crescimento. É o que apontam os dados da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, em relação à abertura de empresas e acessos ao site www.jaraguadosul.sc.gov.br, no link “Empresas”. Outro fator favorável, que conduz ao otimismo, é que o número de baixas de alvarás reduziu de um ano para cá.

Informações confirmadas pela Diretoria de Tecnologia da Informação comprovam essa onda positiva: em janeiro deste ano foram emitidos 51 alvarás de abertura de empresas, 152 em fevereiro e 165 em março, totalizando 368 novos empreendimentos. Em 2018, foram 26 empresas em janeiro, 104 em fevereiro e 130 abertas em março, o que corresponde a 260 novos negócios. Em 2017, quando a crise estava em evidência, foram abertas somente 96 empresas até o mês de março.

Nos dois últimos anos, as atividades que mais se destacaram são as de prestador de serviços, estabelecimento industrial e estabelecimento comercial. Também é constatado o aumento no número de microempreendedores individuais em relação a outros enquadramentos.

Baixas reduzidas
Nos primeiros três meses de 2019 também são reduzidas as baixas nos alvarás: apenas 38 baixas em janeiro, 22 em fevereiro e 5 em março, em contraposição a 30, 50 e 66 fechamentos de empresas, respectivamente nos mesmos meses de 2018.

Acessos ao site
Outro item que comprova a recuperação econômica gradativa no município em 2019 está relacionado ao crescimento no número de acessos no link “Empresas”, ferramenta que identificou a visitação de 1.142 pessoas em janeiro, 1.455 em fevereiro e 1.335 em março, totalizando 3.932 visitas.  Detalhe: a soma de 2018 no período foi de 3.604 acessos.

Vagas pelo WhatsApp
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, por meio do Serviço Nacional de Emprego (SINE) também tem se empenhado para contribuir ao aumento nos índices de empregabilidade, tanto que desde março passou a disponibilizar mais uma ferramenta para aproximar empregadores de empregados.

Através do número 47-98861-9795, os interessados em receber as atualizações das vagas se inscrevem e passam a receber o informativo diário “SINE JARAGUÁ” por lista de transmissão. Desde que foi lançado, esse serviço complementar já atraiu em torno de mil pessoas inscritas. Paralelamente, as vagas também são anunciadas no site da Prefeitura, no link “SINE”. É obrigatório comparecer à sede, no piso térreo da Rodoviária, para os encaminhamentos.

Boas perspectivas
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, Domingos Sávil Zancanaro, “as estatísticas neste momento são bastante positivas, indicando boas perspectivas para desenvolvimento econômico de Jaraguá do Sul. O crescimento no primeiro trimestre de 2019 demonstra que a desburocratização para abertura de empresas vem ajudando para empreender no Município.

Sabemos que para o aquecimento econômico ser sustentável, ou não, depende, em grande parte, do andamento das reformas em curso no Congresso Nacional. Mas melhorarmos o ambiente para o desenvolvimento econômico no Município é muito positivo para a empregabilidade e melhoria da matriz econômica de Jaraguá do Sul”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul

Acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (26)
Motociclista morre após acidente em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Ver mais de Jaraguá do Sul