dengue 2
Geral

WEG e Embraer firmam acordo de cooperação tecnológica em sistema de propulsão aeronáutica elétrica

Iniciativas como esta, combinadas com políticas de incentivo de longo prazo, também potencializam a vocação do Brasil de se tornar um líder mundial em tecnologias sustentáveis

02 Jun 2019 - 15h00Por Camila Silveira Rosa

A empresa jaraguaense WEG S.A e a Embraer anunciaram na semana passada, um acordo de coorperação científica e tecnológica para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e soluções para viabilizar a propulsão elétrica em aeronaves. As empresas são as maiores exportadores de produtor manufaturados de alta tecnologia do Brasil. 

A parceria, busca acelerar o conhecimento das tecnologias para o aumento da eficiência energética das aeronaves a partir da utilização e integração de motores elétricos em inovadores sistemas propulsivos. O processo de eletrificação faz parte de um conjunto de esforços realizados pela indústria aeronáutica visando atender o compromisso com a sustentabilidade ambiental, a exemplo do que já vem sendo feito com biocombustíveis para a redução de emossões de carbono. 

“Ao celebrar esse acordo de desenvolvimento tecnológico com a WEG, reunimos mais de 100 anos de inovação de duas empresas de referência em geração de conhecimento, fortalecimento da cadeia produtiva e competitividade brasileira no mercado global”, disse Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de engenharia e tecnologia da Embraer. “Os avanços das pesquisas científicas podem tornar energia limpa e renovável um importante viabilizador de uma nova era da mobilidade aérea urbana e regional que seja mais acessível à população”.

A cooperação entre as equipes de pesquisas vai apoiar a criação de tecnologias inovadoras que podem gerar oportunidades para evoluções futuras de novas configurações aeronáuticas e possibilidade de desenvolvimento de novos segmentos de mercado. Iniciativas como esta, combinadas com políticas de incentivo de longo prazo, também potencializam a vocação do Brasil de se tornar um líder mundial em tecnologias sustentáveis.
 
“Nossa tecnologia de powertrain, desenvolvida ao longo de anos para aplicações em trens, ônibus, caminhões e barcos, testada e em constante evolução, nos habilitou para este grandioso projeto de cooperação científica e tecnológica. Junto com a Embraer vamos trabalhar não só para viabilizar a propulsão elétrica de aeronaves, mas também para elevar a capacidade tecnológica da WEG, da Embraer e do Brasil, levando o nosso país a um patamar ainda mais competitivo”, afirma Manfred Peter Johann, siretor superintendente da WEG Automação. 

Após o período de teste das tecnologias em laboratório, uma plataforma aeronáutica será utilizada para integração e testes de sistemas complexos em condições de operação real. Para os ensaios será utilizada uma aeronave de pequeno porte monomotor, baseada no EMB-203 Ipanema, que realizará a avaliação primária da tecnologia de eletrificação. O primeiro voo do demonstrador movido a energia elétrica está previsto para 2020.

A proposta de desenvolvimento científico de eletrificação aeronáutica, utilizando uma plataforma demonstradora de tecnologia, constitui um instrumento de pesquisa pré-competitiva eficaz e eficiente para aprendizado, capacitação e maturação das tecnologias antes da aplicação em produtos futuros. 

A Embraer aposta no modelo de inovação aberta e mantém colaboração com dezenas de universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Entre os destaques estão as parcerias de longo prazo com instituições como FINEP, FAPESC, FAPESP, FAPEMIG e Embrapii, que são fundamentais para diminuir a distância entre a comunidade científica e as necessidades da indústria. Ao estabelecer parcerias estratégicas por meio de mecanismos mais ágeis de cooperação, a Embraer estimula redes de conhecimento que permitem um significativo aumento de competitividade do país e a construção de um futuro sustentável.

A WEG, além de uma estrutura robusta, formada por 33 laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e ensaios de produtos no mundo, conta com 2.435 colaboradores envolvidos com atividades de PD&I. A Companhia se prepara para o futuro desenvolvendo soluções para atender as grandes tendências voltadas a mobilidade elétrica, eficiência energética, energias renováveis e Industria 4.0. Em 2018, 43% da sua receita foi gerada com produtos desenvolvidos em menos de cinco anos.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Celesc abre concurso com salários de até R$ 11,2 mil

As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de abril e 13 de junho, no site da Acafe
Celesc abre concurso com salários de até R$ 11,2 mil
Geral

Frente fria provoca temporais e chuva intensa nos próximos dias em SC

Estado estará sob a influência de um calor intenso combinado com a atuação de instabilidades vindas do Rio Grande do Sul.
Frente fria provoca temporais e chuva intensa nos próximos dias em SC
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (30).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul atenderá normalmente no feriado

Já os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde estarão fechados nesta quarta-feira (1º), retornando ao normal na quinta-feira
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul atenderá normalmente no feriado
Ver mais de Geral