dengue 2
Geral

Webinar discute o futuro da liderança, desafios e oportunidades, nesta quinta-feira

19 Nov 2020 - 10h03Por Janici Demetrio

A ACIJS realiza nesta quinta-feira (19), em parceria com a Sustentare Escola de Negócios, webinar que vai discutir qual o papel das lideranças frente aos cenários atual e futuro, e a importância de gestores bem preparados diante das dificuldades de um ambiente afetado pela pandemia e as mudanças de mercado pós-coronavírus.
 
O webinar ocorre às 19h30 e pode ser acompanhado, gratuitamente, pelo canal da ACIJS no YouTube.
 
Aborda o tema o professor Costabile Matarazzo, docente da Saint Paul (São Paulo) e Sustentare (Joinville), escolas de negócios com foco na formação de gestores e na qualificação de profissionais de diferentes áreas corporativas. Consultor em liderança e gestão, Costabile é autor do livro “Desafios da primeira gestão”.
 
A proposta de realização de mais uma webinar se insere ao conjunto de programas que a ACIJS mantém com foco na educação corporativa e no empreendedorismo, por meio de iniciativas apoiadas na plataforma www.jaraguaparanegocios.com.br.
 
Luis Hufenüssler Leigue, presidente da ACIJS e do Centro Empresarial de Jaraguá, que será o mediador do webinar, destaca a importância do tema no atual contexto social, econômico e político do País.
 
“São tempos complexos e conturbados, com ambientes tensos que afetam o cotidiano das pessoas e as relações de trabalho. Vivenciamos em 2020 uma crise que se iniciou na saúde pública, mas que trouxe impactos na economia, na política e até nas relações institucionais. Cada vez mais se torna importante discutir o papel das lideranças, porque são elas que devem ser capazes de inspirar outras pessoas que estão no seu entorno para que as coisas aconteçam em uma empresa ou no dia a dia”, pontua Leigue.
 
O empresário ressalta a presença de liderança em qualquer estrutura, do setor público ao privado, como um fator de relevância para que a sociedade enxergue perspectivas mais positivas quanto ao futuro, considerando o pós-pandemia.
 
“O líder deve ter essa capacidade de contribuir na definição de estratégias, de ações a serem colocadas em prática passado esse momento mais difícil, e com isso se possa alcançar uma evolução. O desafio também é do estímulo a novas lideranças com novos repertórios em todos os ambientes, do líder de bairros a uma função de gestão em uma empresa ou de comando de uma entidade, onde todos podem e devem ser líderes capazes de engajar outras pessoas ao mesmo propósito. Capacidade de liderança é uma das habilidades mais procuradas e necessárias nos tempos atuais”, afirma.
 
Para o professor Costabile, o conceito é extremamente assertivo na medida em que a sociedade tem uma demanda por lideranças não somente nos processos de gestão corporativa, mas nas relações de comportamento, interpessoais.
 
“O líder atual, e cada vez mais, deve ser alguém flexível e capaz de se adaptar às diferentes necessidades e exigências que se apresentam. Essas qualidades são fundamentais em um mundo que não é mais linear e que sofre mudanças o tempo todo e nos exige a capacidade de nos reinventarmos continuamente ao longo do caminho”, define. 
 
Outro aspecto é a condição que se exige de um líder de perceber que os ambientes onde ele atua não são exatamente iguais. “O líder em uma empresa de um determinado segmento, de uma determinada cultura, não é o mesmo de outra organização, com outro time e outro ambiente. Além disso, o líder de um grupo também precisará corresponder ao que a liderança que está acima dele espera em entregas, atendendo as expectativas daquela empresa”.
 

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral