transito
Geral

Wandér Weege recebe homenagem da SCAR

A entrega foi feita em cerimônia nesta quinta-feira (29).

30 Set 2022 - 08h20Por Janici Demetrio
  - Crédito: Roger Loss - Crédito: Roger Loss

Empreendedor, visionário e um grande apoiador da cultura e da arte, Wandér Weege, é reconhecido por sua atuação em prol da comunidade. Com uma história pautada em uma série de benfeitorias que contribuem diariamente com o crescimento da Sociedade Cultura Artística - SCAR, bem como do desenvolvimento econômico e social da região, o empresário recebeu nesta quinta-feira (29), o título de Associado Benemérito da entidade. O reconhecimento foi entregue durante uma solenidade, que contou com o concerto Legados, da Orquestra Filarmônica da SCAR, e presença de representantes do setor, autoridades, imprensa e comunidade em geral.
 
A trajetória de Wandér no meio cultural é extensa e vai desde o apoio aos grupos folclóricos, passando pela criação dos museus e do mosaico do parque Malwee - o maior da América Latina -, até a idealização do Pico Malwee, espaço de lazer e contemplação da natureza, que possui esculturas produzidas no próprio local por artistas de várias partes do Brasil e do mundo.
 
Na história da SCAR, Wandér Weege participa ativamente desde o início da construção do Centro Cultural, na década de 90, quando fez uma doação que viabilizou a construção das colunas estruturais, simbolizando o início da arrecadação de recursos para a entidade.

Posteriormente, reforçando a proximidade do empresário com a instituição, outras importantes doações foram feitas e marcaram grandes conquistas para a SCAR, contribuindo para que o centro cultural se tornasse uma referência na área artística.
 
Entre os instrumentos doados por Wandér Weege destaca-se um piano Steinway de cauda inteira, considerado o melhor piano do mundo, que foi inaugurado por Artur Moreira Lima, um dos mais renomados pianistas brasileiros. A lista inclui ainda um piano Yamaha de 3/4 de cauda, e as 17 harpas, doadas em 2012, que tornaram Jaraguá do Sul a cidade com a maior concentração de harpas na América Latina. Também integram a relação de doações, 20 clavinovas Yamaha, 20 contrabaixos, um set de tímpanos e um conjunto de instrumentos Orf. A SCAR recebeu ainda por meio de doações do empresário, equipamentos como mesa de luz, projetor e refletores.
 
Para Wandér Weege, receber esta homenagem é uma honra.

"Naturalmente, é uma emoção receber uma homenagem desse nível, da SCAR. Fico emocionado e feliz por ter ajudado e colaborado. Desde então meu pai, Wolfgang, fez referências a esta casa, à época, porque é algo divino para as pessoas que têm as qualidades para tocar músicas, em todos os tipos de instrumentos e cantos", enaltece.

Já o presidente da SCAR, Giuliano Donini, destaca que a SCAR se predispôs a reconhecer a função de ajudar na transformação da sociedade através da cultura. E, por isso, tem buscado praticar a gratidão, por meio de reconhecimentos históricos, de pessoas que se dedicaram à essa história.

"Vamos homenagear pessoas preocupadas com a SCAR, que ajudam a viabilizar, independente da forma, que a entidade cumpra esse papel institucional e social. A SCAR tem excelentes resultados, porque pessoas como Wandér Weege, não apenas em um gesto, mas numa sequência de gestos, têm ajudado a SCAR a ficar de pé, e a ter a reputação que ela tem", destaca.

O Associado Benemérito é um título de homenagem concedido a pessoas de singular importância para a instituição. Os nomes escolhidos são de pessoas com contribuições relevantes na área artística, histórica, financeira ou como uma forte presença motivacional na entidade. Em novembro de 2021, Gerd Baumer recebeu a honraria.
 
Sobre Wandér Weege
 

Natural de Jaraguá do Sul, Wander Weege comandou uma das principais empresas de moda no Brasil, a Malwee. Conhecida primeiramente por firma Weege, hoje, Grupo Malwee, a organização vem sendo administrada pela quarta geração da família.

É uma história de empreendedorismo e sucesso que começou em 6 de janeiro de 1906, com imigrantes alemães que desembarcaram no Brasil na segunda metade do século 19 e se instalaram em Jaraguá do Sul, no Norte do Estado. Ao longo de sua trajetória Wandér sempre contribuiu com as causas sociais, e vem construindo um importante legado principalmente nas áreas da saúde, meio ambiente e cultura.
 
Sobre a SCAR
 
Fundada em 8 de junho de 1956, a Sociedade Cultura Artística SCAR cumpre a função social de estimular a cultura regional, atuando na área da formação artística nas áreas das artes plásticas, dança, música e teatro, na produção e promoção cultural e na qualificação de plateias. Está inserida na comunidade por meio de iniciativas como os projetos Escola Vai ao Teatro, Música Para Todos, Festival de Formas Animadas; da Escola de Dança e dos núcleos de produção cultural de teatro (Colher de Pau e GpoEx) e de música (Banda, Orquestra Filarmônica, Coral, Orquestra de Cordas, Camerata e Grupo de Câmara, Orquestra Jovem da SCAR) e em parcerias (Feira do Livro e Femusc). Para saber mais, basta acessar: www.scar.art.br.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Feriado do Dia do Trabalhador sem coleta de lixo em Jaraguá

O Ponto de Entrega Voluntária PEV do Samae, localizado ao lado da Arena Jaraguá, também estará fechado no feriado
Feriado do Dia do Trabalhador sem coleta de lixo em Jaraguá
Geral

Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas

Defesa Civil registrou 28 pontos de alagamentos e houve também deslizamentos de terra
Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (29).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral