dengue 2
Clima

Volume de chuva que caiu em 24h representa 68% do esperado para o mês de março

26 Abr 2012 - 18h43

O volume de chuva registrado nas últimas 24 horas em Santa Catarina está próximo da média mensal em várias cidades, segundo a Epagri. O órgão que monitora as condições climáticas registrou 117 mm entre 7h de quarta e 7h desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O volume representa aproximadamente 68% da média para o mês de março na cidade, que é de 170 mm. A instabilidade no tempo ocorre em função de um sistema de baixa pressão que se formou entre o Paraguai e o Sul do Brasil, e vem se deslocando pelo Estado. Na média estadual, a chuva acumulada em 24 horas atingiu aproximadamente 40 mm, mas superou este valor em alguns municípios. É o caso de São Miguel do Oeste e Rio do Campo. A região da Grande Florianópolis e Litoral sul foram as menos afetadas pelas fortes chuvas.

[jwplayer mediaid="76644"]


E a chuva fez a secretaria de saúde suspender o atendimento no Posto de Saúde do bairro Estrada Nova. O secretário Francisco Garcia conversou com o repórter Rodrigo Floriani sobre as medidas que estão sendo tomadas.

[jwplayer mediaid="76648"]

E a chuva também começa a comprometer o sistema de abastecimento de água. Segundo o presidente do Samae, Bonifácio Formigari, os reservatórios ainda estão com capacidade máxima, mas o tratamento já foi interrompido nos sistemas independentes devido ao excesso de turbidez da água.

[jwplayer mediaid="76646"]

O presidente do Samae também alerta para o uso consciente de água e diz que o desperdício pode comprometer ainda mais o abastecimento de algumas localidades.

[jwplayer mediaid="76642"]

Em Guaramirim a Defesa Civil registrou no início da manhã 109 mm de chuva no município, mais da metade do volume normal para esta época. Este número foi constatado pelo pluviômetro instalado no Corpo de Bombeiros Voluntários, no bairro Amizade. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Guaramirim, Edvar Pereira de Mello Filho, durante todo o dia será feito monitoramento nas áreas de risco já detectadas no município. Ao todo são onze locais e a maior preocupação é com o Morro da Mariquinha. Até o momento nenhum ponto de alagamento foi registrado. A recomendação é que os moradores fiquem atentos a qualquer alteração no solo, rachadura, pequenos deslizamentos e até barulhos.


Em Schroeder e Corupá não foram registradas nenhuma ocorrência. 

Dois pequenos deslizamentos ocorreram nos Km 78 e 84, na BR 280, entre Jaraguá do Sul e São Bento do Sul.

 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral