dengue
Economia

Vendas caem 4,1% em agosto, mas varejo catarinense já começa reagir

19 Out 2016 - 16h21


O comércio varejista catarinense teve queda de 4,1% no volume de vendas em agosto de 2016 em relação ao mesmo mês de 2015, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na terça-feira (18) pelo IBGE. Os setores mais afetados foram o de livros, jornais, revistas e papelaria (-16,6%) e de hiper e supermercados (4,3%), que pesa bastante na composição do índíce. Já os móveis tiveram a menor baixa (-0,1%).

A receita nominal teve variação positiva em 7,5%, mas abaixo da inflação do período (8,97%). Nos últimos cinco meses o recuo nas vendas diminuiu (-10,6% abril, -7,9% maio, -6% junho, - 2,9% julho e -4,1% agosto) e a receita avançou (1,1%, 3,1%, 4,5%, 9,1% e 7,5%).

De janeiro a agosto, as vendas no conceito restrito (sem atividades de material de construção e veículos) recuaram 7,5%. No acumulado de 12 meses, comparação que mostra a tendência do setor, o volume de vendas teve queda de 7,9%. A receita neste período foi de 3,4%, pouco acima do resultado de 3% do mês anterior.

O desempenho no mês de agosto indica que o comércio catarinense começa a trajetória de recuperação, conforme avalia o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova. “O indicador registrou tímida melhora para -7,9% no acumulado em 12 meses. Em julho, a variação havia sido de -8%. Esta pequena redução na queda é importante, pois traz uma perspectiva de melhora após 10 meses consecutivos de aprofundamento da retração. A receita nominal voltou a subir depois de cinco meses. Assim como as vendas, o resultado no faturamento ainda é baixo (3,4%), mas aponta para um cenário melhor no futuro”, pondera.

O panorama começou a ficar mais favorável com o início da retomada da confiança do empresário e da intenção de consumo das famílias, criação de novos postos de trabalho e o arrefecimento da inflação. “Com um horizonte mais estável para a política econômica e para o cenário fiscal do Brasil, com a perspectiva de aprovação das medidas estruturantes necessárias ao país, os juros podem cair ainda este ano”, afirma o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

Cenário nacional

Para o Brasil, em agosto de 2016, o comércio varejista restrito registrou queda de 5,5% no volume de vendas, em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta é a 16ª taxa negativa seguida nessa base comparativa. A variação da receita foi de 6,6%, ainda abaixo da inflação de 8,97%. No acumulado de 12 meses, o resultado do volume de vendas fechou com queda de 6,7% e a receita nominal variou positivamente em 4,1%.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral