transito
Geral

Tetracampeão do mundo, Zagallo morre aos 92 anos

A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos

06 Jan 2024 - 06h38Por Janici Demetrio
Tetracampeão do mundo, Zagallo morre aos 92 anos - Crédito: Lucas Figueiredo/CBF Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Mário Jorge Lobo Zagallo, o único tetracampeão mundial de futebol, morreu aos 92 anos, no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (5). A informação foi confirmada pela assessoria do ex-jogador. Zagallo, uma das maiores lendas do futebol brasileiro, estava internado desde o fim de dezembro em um hospital do Rio de Janeiro. De acordo com o site GE, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo", diz a nota publicada pela família.

Zagallo nasceu em Atalaia (AL) e foi para o Rio de Janeiro logo aos 8 meses de vida. Foi morar na Tijuca, bairro da Zona Norte com o qual desenvolveu uma relação próxima durante toda a vida. Das peladas no Maracanã – antes mesmo da inauguração do estádio –, Zagallo passou pelas categorias de base do América, que tinha sede na Tijuca, antes de ir para o Flamengo. Aos 18 anos, foi convocado para servir o Exército e deu início à sua relação com copas do mundo. Começou com um revés. Fez a segurança das arquibancadas do Maracanã na derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950. Foi testemunha, portanto, do fatídico Maracanazzo.

Em 1958, conquistou junto com a seleção brasileira a primeira Copa do Mundo da história do país, com direito a gol na final contra a Suécia (5 a 2). Era apelidado de Formiguinha, por correr muito e ajudar na marcação do meio-campo – algo raro para atacantes à época.

Quatro anos depois, já como atleta campeão pelo Botafogo, foi bicampeão mundial com a seleção como jogador na Copa da 62.
Em 1964, se aposenta como jogador e começa a carreira de treinador, começando pelo Botafogo. Meses antes da Copa de 70, assume a seleção no lugar de João Saldanha. Acabou comandando Pelé e companhia para o tricampeonato mundial. Para muitos, foi a melhor seleção de todos os tempos.

O tetra veio em 1994. Como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira, Zagallo participou da campanha na Copa dos Estados Unidos. Por pouco, não foi penta: como técnico da seleção, chegou à final da Copa de 1998, mas a equipe foi derrotada pela França de Zidane.

FONTE: g1.com

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta

Até o momento, 12 municípios registraram informações de ocorrências
SC tem previsão de temporais com chuva intensa e volumosa entre quinta e sexta
Geral

Barragem 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, se rompe parcialmente, diz governador

Barragem fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves, na Serra.
Barragem 14 de Julho, no Rio Grande do Sul, se rompe parcialmente, diz governador
Geral

Cerca de 25 mil pessoas prestigiaram o "Encontro no Parque"

Festa do Dia do Trabalhador reuniu centenas de pessoas na Via Verde no dia 1º de maio
Cerca de 25 mil pessoas prestigiaram o "Encontro no Parque"
Geral

Samae de Jaraguá amplia redes de água e esgoto na rua Carlos Oechsler

A previsão é de que a obra seja concluída em 30 dias
Samae de Jaraguá amplia redes de água e esgoto na rua Carlos Oechsler
Ver mais de Geral