Geral

Termina nesta quinta-feira prazo para regularizar o título de eleitor

14 Abr 2011 - 11h36

Termina nesta quinta-feira o prazo para regularização do título de eleitor para quem não compareceu às urnas nem justificou a ausência nas três últimas eleições.

Os eleitores que estão em débito com a Justiça Eleitoral devem comparecer a um cartório. Em todo o Brasil, 1.473.128 poderiam ter o título cancelado. Desse total, 3% (46.282) quitaram sua situação e 97% (1.426.846) ainda correm o risco de ficar irregulares.

A maioria dos eleitores que não compareceu às urnas nas últimas três eleições tem entre 25 e 34 anos, totalizando 36% (531.410) dos não votantes, seguidos pela faixa etária de 35 a 44 anos, com 21% (309.893).

Em Santa Catarina, 33.529 eleitores estavam irregulares. Até a tarde de quarta-feira, 1.488 (4,3%) tinham quitado seus débitos com a Justiça Eleitoral e 32.081 (95,6%) ainda corriam o risco de perder o documento.

Caso tenha o título cancelado, o eleitor fica impedido de tirar carteira de identidade e passaporte, receber salários de função ou emprego público, obter alguns tipos de empréstimos e renovar matrícula em instituição de ensino pública. A irregularidade também pode gerar dificuldades para nomeação em concurso público.

Se o eleitor deixa de votar no primeiro e no segundo turno da mesma eleição, já são contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Também contam as faltas a pleitos municipais, eleições suplementares e referendos.

Para verificar a situação de seu título, é possível acessar a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), na seção Serviço Ao Eleitor, com o nome ou número do título. Outra forma é entrar em contato com o cartório da zona eleitoral na qual está inscrito.

 

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim

Deputado repercutiu assuntos tratados com secretário de Agricultura no norte catarinense e necessidade de reforço nas barreiras fitossanitárias
Caropreso pede que governo priorize solução para infestação de maruim
Geral

Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo

Os usuários que estacionarem na Zona Azul da cidade e não efetuarem o pagamento, continuarão a receber o Aviso de Cobrança de Tarifa, mas somente poderão efetuar a quitação no prazo de até 10 minutos a partir do horário de emissão do aviso
Justiça suspende pagamento de tarifa de pós-utilização no rotativo
Saúde

Havan ajuda na compra de dois respiradores

Um deles foi doado para o Samu de Joinville e o outro para Barra Velha. Ambos vão atender os pacientes do município quando precisam ser transportados com urgência para hospitais da região
Geral

Chamadas telefônicas lideram o ranking de contatos para o Samae

Em segundo lugar estão as demandas através do aplicativo de celular (whatsapp) e por último os atendimentos presenciais
Chamadas telefônicas lideram o ranking de contatos para o Samae
Ver mais de Geral