dengue
Religiosidade

Tempo colaborou para a celebração de Corpus Christi

24 Jun 2011 - 11h49

Fieis participam de missa antes da procissão (foto: Sérgio Luiz)




A chuva deu uma trégua na noite de quarta-feira e possibilitou aos católicos enfeitar as ruas próximas às igrejas para a celebração de Corpus Christi. Na Igreja Matriz São Sebastião, a preparação do tapete começou por volta das 5h30, reunindo dezenas de fiéis, especialmente os participantes de movimentos ligados à igreja. A celebração aconteceu a partir das 9h, com missa em frente à Matriz, seguida de procissão pela Marechal Deodoro, Domingos Rodrigues da Nova, Quintino Bocaiuva e retornando para a igreja pela João Zapela e Marechal Deodoro novamente.


Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Barra do Rio Cerro, a confecção do tapete também começou cedo. Por volta das 5h já havia gente trabalhando para enfeitar o trajeto por onde passaria a procissão, comandada pelo Padre Carlos Alberto Rodrigues, conduzindo o Santíssimo pela Rua Padre Aloísio Boeing até o Noviciado Nossa Senhora das Graças. A confecção dos tapetes levou em conta o tema da Campanha da Fraternidade 2011, que é Fraternidade e Vida no Planeta - O Planeta Geme em Dores de Parto. Em função disso, foram utilizados materiais recicláveis. Na Matriz São Sebastião, por exemplo, a serragem usada na confecção do tapete não foi pintada, como em anos anteriores. Segundo o pároco Donizeti Queiróz, o objetivo foi evitar o uso de produto químico, que é a tinta, na atividade.

[jwplayer mediaid="91856"]

Outras paróquias e comunidades também celebraram Corpus Christi com procissão, ao contrário de 2010, quando a chuva impediu a caminhada com o Santíssimo. No bairro Água Verde, os católicos enfeitaram as ruas próximas à Igreja Matriz São Judas Tadeu. Após a missa, às 8h, foi feita a procissão.

[jwplayer mediaid="91858"]

O mesmo aconteceu em Nereu Ramos, onde, diferentemente dos anos anteriores, o trajeto foi reduzido por causa das condições das ruas próximas à Matriz, que não são pavimentadas. Dezenas de fiéis se reunira logo cedo para preparar o trecho por onde passou a procissão.

[jwplayer mediaid="91852"]

Em Guaramirim, no centro da cidade, católicos também preparam um trecho da 28 de Agosto e laterais para a procissão da Igreja Senhor Bom Jesus.

[jwplayer mediaid="91860"]

A repórter Tânia Tarquini conversou com o pároco da Comunidade Nossa Senhora das Graças, sobre o significado de Corpus Christi para os católicos.

[jwplayer mediaid="91854"]

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

(VÍDEO) Avião 'dá cambalhota' durante pouso em aeroporto do Paraná

Rajada de vento teria provocado o acidente
(VÍDEO) Avião 'dá cambalhota' durante pouso em aeroporto do Paraná
Geral

STF retomará julgamento sobre descriminalização do porte de drogas

Matéria será discutida na quinta-feira (20)
STF retomará julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral