Religiosidade

Tempo colaborou para a celebração de Corpus Christi

24 Jun 2011 - 11h49
Tempo colaborou para a celebração de Corpus Christi -
Tempo colaborou para a celebração de Corpus Christi

Fieis participam de missa antes da procissão (foto: Sérgio Luiz)




A chuva deu uma trégua na noite de quarta-feira e possibilitou aos católicos enfeitar as ruas próximas às igrejas para a celebração de Corpus Christi. Na Igreja Matriz São Sebastião, a preparação do tapete começou por volta das 5h30, reunindo dezenas de fiéis, especialmente os participantes de movimentos ligados à igreja. A celebração aconteceu a partir das 9h, com missa em frente à Matriz, seguida de procissão pela Marechal Deodoro, Domingos Rodrigues da Nova, Quintino Bocaiuva e retornando para a igreja pela João Zapela e Marechal Deodoro novamente.


Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Barra do Rio Cerro, a confecção do tapete também começou cedo. Por volta das 5h já havia gente trabalhando para enfeitar o trajeto por onde passaria a procissão, comandada pelo Padre Carlos Alberto Rodrigues, conduzindo o Santíssimo pela Rua Padre Aloísio Boeing até o Noviciado Nossa Senhora das Graças. A confecção dos tapetes levou em conta o tema da Campanha da Fraternidade 2011, que é Fraternidade e Vida no Planeta - O Planeta Geme em Dores de Parto. Em função disso, foram utilizados materiais recicláveis. Na Matriz São Sebastião, por exemplo, a serragem usada na confecção do tapete não foi pintada, como em anos anteriores. Segundo o pároco Donizeti Queiróz, o objetivo foi evitar o uso de produto químico, que é a tinta, na atividade.

[jwplayer mediaid="91856"]

Outras paróquias e comunidades também celebraram Corpus Christi com procissão, ao contrário de 2010, quando a chuva impediu a caminhada com o Santíssimo. No bairro Água Verde, os católicos enfeitaram as ruas próximas à Igreja Matriz São Judas Tadeu. Após a missa, às 8h, foi feita a procissão.

[jwplayer mediaid="91858"]

O mesmo aconteceu em Nereu Ramos, onde, diferentemente dos anos anteriores, o trajeto foi reduzido por causa das condições das ruas próximas à Matriz, que não são pavimentadas. Dezenas de fiéis se reunira logo cedo para preparar o trecho por onde passou a procissão.

[jwplayer mediaid="91852"]

Em Guaramirim, no centro da cidade, católicos também preparam um trecho da 28 de Agosto e laterais para a procissão da Igreja Senhor Bom Jesus.

[jwplayer mediaid="91860"]

A repórter Tânia Tarquini conversou com o pároco da Comunidade Nossa Senhora das Graças, sobre o significado de Corpus Christi para os católicos.

[jwplayer mediaid="91854"]

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta
Geral

Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos

Doações podem ser feitas nos pontos de vacinação contra a Covid-19
Dose solidária: prefeituras se unem em campanha de arrecadação de alimentos
Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Ver mais de Geral