Geral

STF obriga o Estado a implantar a Defensoria Pública

16 Mar 2012 - 11h42



O Supremo Tribunal Federal decidiu obrigar o governo de Santa Catarina a implantar e fazer funcionar a Defensoria Pública no prazo de 12 meses. Santa Catarina é único estado brasileiro que ainda descumpre a Constituição e não conta com Defensoria Pública. A situação, segundo o deputado Dirceu Dresch, revoltou os ministros do STF. A criação da Defensoria Pública tem a finalidade de garantir assistência jurídica gratuita a pessoas de baixa renda. O deputado Dirceu Dre sch (PT) diz que a criação da defensoria pública era uma necessidade dos catarinenses.

[jwplayer mediaid="79302"]

Os ministros do STF entenderam, por unanimidade, que o Estado de Santa Catarina desrespeitou a Constituição por 23 anos ao se omitir em relação à defensoria. O tribunal analisou ações propostas em 2009 pelas associações dos defensores públicos da União (ANDPU) e dos estados (Anadep). As associações contestaram artigos da Constituição de Santa Catarina que delegaram à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o papel de fornecer advogados para atuar na defesa de pessoas de baixa renda, os chamados "defensores dativos". Como resultado do convênio, a OAB fica com 10% do valor pago a esses advogados.


Nesta semana, aqui em Jaraguá do Sul, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Diogo Nicolau Ptsica, defendeu o atual modelo, com a defensoria dativa, ou seja, com o controle dos advogados que trabalham para o Estado feito pela OAB.

[jwplayer mediaid="79300"]

Uma das questões levantadas pelo advogado é quando aos custos de uma defensoria pública.

[jwplayer mediaid="79298"]

(ROGÉRIO TALLINI)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em SC

Mulher perdeu cinco filhos e o marido por complicações da doença em pouco mais de um mês
Morre sexta pessoa da mesma família por Covid-19 em SC
Geral

PEV de Jaraguá passa por obras de melhorias na infraestrutura

Localizado na Rua Leocádio Osmar Rodrigues, no bairro Vila Lenzi (próximo à Arena), o PEV consiste em uma alternativa de descarte de resíduos diferenciados, que não são recolhidos nas coletas convencional e seletiva
PEV de Jaraguá passa por obras de melhorias na infraestrutura
Geral

Recicla Day CDL acontece neste sábado, em Jaraguá

Além de incentivar a conscientização em relação ao lixo e seu descarte adequado, a iniciativa vai recolher itens variados
Recicla Day CDL acontece neste sábado, em Jaraguá
Geral

Estágio oportuniza colocar em prática o que jovens aprendem em sala de aula

Jaraguá do Sul tem 61 vagas de estágio ofertadas pelo IEL
Estágio oportuniza colocar em prática o que jovens aprendem em sala de aula
Ver mais de Geral