dengue 2
Geral

Sicredi destina mais de 5 toneladas de alimentos para Garuva

Campanha interna entre colaboradores das agências mostrou que cooperativismo e solidariedade caminham juntos.

14 Jul 2020 - 11h40Por Da Redação

Os colaboradores do Sicredi da região norte de Santa Catarina entregaram neste sábado (11/07) mais de 5 toneladas de alimentos para a comunidade de Garuva. A arrecadação que equivale a mais de 500 cestas básicas e pode atender até 2000 pessoas foi fruto de uma ação desenvolvida no Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. Além dos alimentos também foram doados produtos de higiene e limpeza, móveis e roupas. Todos os itens arrecadados foram entregues no CREAS de Garuva e estarão disponíveis para comunidade por meio da assistência social, e a distribuição ficará a cargo da prefeitura..

Garuva foi fortemente prejudicada pelo ciclone bomba que atingiu o estado nos dias 30/06 e  01/07 e tirou pelo menos treze vidas. Milhares de famílias ficaram desabrigadas em todo estado. Ao menos 241 municípios foram atingidos e atingiu 1,3 milhão de pessoas segundo informações divulgadas pela Defesa Civil. O Governo do Estado calcula pelo menos R$ 682 milhões em prejuízos.  Especificamente em Garuva, mais de 40 casas e comércio foram destruídas, 70 postes foram totalmente destruídos e outros 100 danificados pelo ciclone. Segundo a Epagri, somente na agricultura Garuva já amarga prejuízos na casa de R$ 18 milhões.

Silvio Czarnik, gestor do Sicredi em Garuva estava dentro da agência na hora do fenômeno meteorológico e diz que sentiu na pele a angustia de todos os moradores. “É diferente quando a gente olha um evento deste de dentro, como um dos prejudicados, foi assustador”, resume. Ele conta que a agência teve muitas vidraças quebradas e parte do teto danificada. Sobre as doações dos colegas de trabalho Silvio descreve que a comunidade está precisando muito de ajuda. “Ver uma doação de 5 toneladas chegar na cidade me deixa realizado. Se todos fizessem igual ficaria muito mais fácil para a comunidade garuvense”, avalia.

Quem também ficou agradecido pela doação das 5 toneladas de alimentos foi o prefeito de Garuva, Rodrigo David, ele confessa que em um momento como este, onde a cidade foi atingida pelo maior evento climático da história de Santa Catarina, qualquer estrutura governamental se mostra insuficiente. “Toda ajuda é bem-vinda e essa ação dos colaboradores do Sicredi nos enobrece”. Ele conta que a cidade terá uma longa caminhada para retornar ao atendimento normal e estruturar as casas e equipamentos públicos prejudicados pelo ciclone. Rodrigo avalia a ação do Sicredi como importante e histórica. “Com certeza o que o Sicredi está fazendo neste momento ímpar para a cidade vai ficar na memória de Garuva”.

Como receber as doações:
As famílias que estiverem precisando das doações de alimentos, roupas ou móveis precisam entrar em contato com o CREAS e participar de uma avaliação socioeconômica pela assistência social. A distribuição coordenada pela prefeitura busca ser justa e focada na transparência. O CREAS de Garuva fica na rua Francisco Piske, 69, em Garuva..

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral