Premix Concreto
Geral

Sensação térmica no Sul do país chega a 21ºC negativos

08 Jun 2012 - 17h00

O frio ficou ainda mais intenso na madrugada desta sexta-feira em toda a região Sul do país. A temperatura mais baixa registrada foi de -9,2ºC em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense. Ontem (7), a temperatura mínima foi de -2,5ºC.


Em Urupema (SC), ventos de 20 km/h --considerados de intensidade fraca a moderada-- causaram a sensação térmica de -21ºC, de acordo com o Ciram (Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Lá, a temperatura mínima registrada foi -9ºC.

Segundo a prefeitura, a água congelou nas torneiras e canos chegaram a estourar em algumas casas. A cachoeira, um dos atrativos da região, também amanheceu congelada.

O Rio Grande do Sul também teve a temperatura mais baixa do ano registrada até agora. O recorde de frio ocorreu na cidade de Quaraí, onde o mínimo registrado foi -6,3ºC.

Ao menos dez cidades do Estado tiveram temperaturas abaixo de zero, segundo o Inmet-RS (Instituto Nacional de Meteorologia). Entre elas, estão Vacaria (-4,5ºC) e Cruz Alta (-4,3ºC). Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 1,4ºC.

No Paraná, a cidade de General Carneiro registrou temperatura de -0,9ºC.

PREVISÃO

O frio deve continuar intenso ao longo de toda a sexta-feira devido a uma massa de ar polar que atua sobre a região. Não há previsão de neve.


No sábado (9), o deslocamento da massa de ar frio em direção ao oceano Atlântico deve diminuir um pouco o frio. "Mas ainda vamos ter algumas temperaturas negativas", diz o meteorologista Gil Russo, do Inmet-RS.

Em SC, o Ciram alerta para o risco de formação de gelo na pista, especialmente nas estradas da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco. Há previsão de geada forte no oeste do Estado. No litoral, a temperatura deve ficar entre 6ºC e 8ºC no fim de semana.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Geral

Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal

Não houve vítimas, apenas danos materiais
Defesa Civil de Jaraguá registra três ocorrências após temporal
Geral

Temporal provoca queda de árvore em Corupá

Com a queda, pelo menos dois postes da Rua Francisco Mees, no bairro XV de Novembro, foram danificados
Temporal provoca queda de árvore em Corupá
Ver mais de Geral