secel
Geral

Sensação térmica no Sul do país chega a 21ºC negativos

08 Jun 2012 - 17h00

O frio ficou ainda mais intenso na madrugada desta sexta-feira em toda a região Sul do país. A temperatura mais baixa registrada foi de -9,2ºC em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense. Ontem (7), a temperatura mínima foi de -2,5ºC.


Em Urupema (SC), ventos de 20 km/h --considerados de intensidade fraca a moderada-- causaram a sensação térmica de -21ºC, de acordo com o Ciram (Centro de Hidrometeorologia de Santa Catarina). Lá, a temperatura mínima registrada foi -9ºC.

Segundo a prefeitura, a água congelou nas torneiras e canos chegaram a estourar em algumas casas. A cachoeira, um dos atrativos da região, também amanheceu congelada.

O Rio Grande do Sul também teve a temperatura mais baixa do ano registrada até agora. O recorde de frio ocorreu na cidade de Quaraí, onde o mínimo registrado foi -6,3ºC.

Ao menos dez cidades do Estado tiveram temperaturas abaixo de zero, segundo o Inmet-RS (Instituto Nacional de Meteorologia). Entre elas, estão Vacaria (-4,5ºC) e Cruz Alta (-4,3ºC). Em Porto Alegre, a temperatura mínima foi de 1,4ºC.

No Paraná, a cidade de General Carneiro registrou temperatura de -0,9ºC.

PREVISÃO

O frio deve continuar intenso ao longo de toda a sexta-feira devido a uma massa de ar polar que atua sobre a região. Não há previsão de neve.


No sábado (9), o deslocamento da massa de ar frio em direção ao oceano Atlântico deve diminuir um pouco o frio. "Mas ainda vamos ter algumas temperaturas negativas", diz o meteorologista Gil Russo, do Inmet-RS.

Em SC, o Ciram alerta para o risco de formação de gelo na pista, especialmente nas estradas da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco. Há previsão de geada forte no oeste do Estado. No litoral, a temperatura deve ficar entre 6ºC e 8ºC no fim de semana.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral