dengue 2
Geral

Semana terá grande variação das temperaturas e tempo instável em SC

Ao longo de quarta-feira (23) a aproximação e atuação de uma frente fria irá ocasionar temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo

22 Ago 2023 - 09h03Por Janici Demetrio
Semana terá grande variação das temperaturas e tempo instável em SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Até a próxima sexta-feira (25) está prevista uma grande variação nas condições do tempo em Santa Catarina. Ao longo de quarta-feira (23) a aproximação e atuação de uma frente fria irá ocasionar temporais isolados que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e de alagamentos pontuais, principalmente em áreas do centro ao leste do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas.

De acordo com a equipe de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, “isso ocorre porque a frente fria que se aproxima possui característica semi-estacionária e, quando combinada a um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera, acaba gerando as variações climatológicas”.

Ainda nesta terça e ao longo da quarta-feira, são aguardadas médias de vento entre 20 a 35 km/h,  de direção norte/noroeste, com rajadas podendo variar entre 50 a 80 km/h. Pontualmente, em algumas regiões, essas rajadas podem até mesmo ultrapassar tais valores. Essa situação se aplica a áreas como o Grande Oeste, a Grande Florianópolis Serrana, a Serra do Litoral Sul, os planaltos e o Litoral Norte, com risco baixo a moderado para destelhamentos, quedas de árvores e problemas na rede elétrica. (clique aqui para ler o aviso)

As temperaturas aumentarão consideravelmente em todo o estado, com previsão de atingir 32°C no Grande Oeste, 33°C no Litoral Sul e oscilando entre 24 e 29°C nas demais regiões catarinenses. Na quarta-feira, espera-se um aumento ainda maior nas temperaturas, com a possibilidade de ultrapassar 35°C no Litoral Norte, marcando entre 30 e 34°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, variando entre 26 e 33°C nas outras áreas. Somente no Litoral Sul, as máximas não sobem tanto, ficando na faixa entre 19 a 26°C.

Na quinta-feira (24) a frente fria se desloca em direção ao norte de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados. Além disso, os ventos do quadrante sul devem intensificar com rajadas entre 50 e 70 km/h, sendo pontualmente superiores, especialmente nas áreas próximas à costa, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos. 

O avanço de ar polar na retaguarda do sistema, favorece ainda o declínio acentuado das temperaturas no período, especialmente entre quinta e a sexta-feira (25) quando o tempo começa a melhorar de forma gradativa no estado com risco baixo a moderado para ocorrências como agravamento de doenças respiratórias e cardíacas em pessoas de grupos de risco, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos.

Devido às constantes atualizações nos modelos meteorológicos, a Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os Avisos e Boletins de previsão do tempo. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Ver mais de Geral