dengue 2
Saúde

Secretaria de Estado da Saúde finaliza sistema eletrônico para consulta de filas cirúrgicas

28 Dez 2016 - 15h23
O secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, apresentou na última reunião do ano dos diretores de hospitais públicos do Estado o sistema eletrônico para consulta de fila cirúrgica, projeto que desenvolveu com técnicos da pasta nos últimos dois anos visando a dar transparência às filas da saúde pública e a otimizar os atendimentos nos hospitais. A previsão da gerência de Tecnologia da Informação (TI) da secretaria é que o sistema fique disponível ao cidadão até o mês de março.

Pelo projeto, o paciente poderá ter acesso ao seu lugar na fila entrando no site e informando o número do prontuário, a unidade hospitalar onde foi atendido pelo especialista e sua data de nascimento. Mais de 85% dos dados dos 13 hospitais públicos já foram incluídos no sistema. Os próximos dois meses serão utilizados para a inclusão total das informações e ajustes ao formato ideal das informações a partir das demandas e sugestões das unidades hospitalares públicas. Até o lançamento do projeto também será desenvolvido um aplicativo para acesso ao sistema de informações por meio de smartphones.

"Esse sistema trará grandes benefícios ao paciente e também aos hospitais", definiu o secretário Kleinübing, que no dia 31 deixa a pasta para reassumir sua cadeira na Câmara dos Deputados. "Estamos dando visibilidade às filas e informando o cidadão de forma clara e transparente a sua situação dentro do sistema de saúde", observou. O projeto também já foi apresentado ao Ministério Público e atende a lei aprovada no final de novembro na Assembleia Legislativa.

O sistema, entre outros detalhes, informará, por especialidades, a produção, as cirurgias pendentes e a projeção para zerar a respectiva fila, além de identificar os gargalos no processo de atendimento. O projeto inicialmente será implantado nas 13 unidades hospitalares administradas pelo Estado e em uma segunda fase ampliada gradativamente nos demais hospitais, integrando toda a rede de atendimento. "Hoje temos centros cirúrgicos praticamente parados e outros com trabalho intenso, sem parar. Esse sistema permitirá, a partir da regulação dos pacientes, dar mais equilíbrio à unidades e também proporcionar maior faturamento àqueles hospitais de menor movimentação", observou Kleinübing.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral