Geral
SCAR comemora ano de sucesso na agenda do Centro Cultural
Público de 108 mil pessoas e 320 eventos realizados nos ambientes do Centro Cultural. O sucesso da agenda cultural da SCAR - Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul é enaltecida pelo presidente Udo Wagner, ao destacar o trabalho de produtores, técnicos e artistas para garantir eventos de qualidade em 2012.
"É um resultado que nos deixa extremamente satisfeitos, pois confirma a confiança que a SCAR tem em relação ao que se produz culturalmente na nossa região. O comprometimento de todos permite à SCAR visualizar um cenário ainda mais positivo na sua missão de promover a cultura e formar público", destaca Udo Wagner.
Dos 320 eventos realizados no Centro Cultural, lembra o presidente da SCAR, 75% se relacionaram a atividades artísticas e os 15% restantes de eventos sociais. "Isto mostra que há espaço para as boas iniciativas, para quem imaginou que o Centro Cultural iria ficar ocioso os resultados deixam claro a importância deste empreendimento". Em maio de 2013, o Centro Cultural de Jaraguá do Sul estará completando 10 anos de funcionamento.
Outro destaque é na área de formação, com 700 alunos matriculados nos cursos de dança, teatro, música e artes plásticas, 400 deles sendo beneficiados com bolsas.Udo comenta que a atuação social é possível graças ao apoio de patrocinadores culturais, de sócios contribuintes que ajudam mensalmente a entidade, e da parceria com empresas e órgãos públicos como Prefeitura e Governo do Estado. Na área da formação, o projeto Camerata Júnior teve início em 2012 e vem dando oportunidade para que jovens e adultos possam se iniciar na música.
Durante o ano, a SCAR também investiu em diversas melhorias no Centro Cultural para maior conforto aos espectadores e melhores condições técnicas para a realização dos espetáculos. Dentre as obras estão a pavimentação do estacionamento e o embelezamento de toda a área no entorno do prédio, investimento realizado pela Prefeitura, Centro Empresarial e SCAR.
Na área cultural, os Núcleos de Produção cumpriram agenda intensa nas áreas de dança, teatro, música e artes plásticas. Os projetos tiveram continuidade com o MPT - Música Para Todos, EVT - Escola vai ao Teatro e Festival de Formas Animadas, ampliando a oferta de cultura para a região. As orquestras também se destacaram: o Grupo de Câmara festejou 25 anos realizando nova turnê pela Europa e durante concertos, e a Filarmônica deu sequencia ao projeto "Caminhos da Música".
Udo Wagner destaca ainda a participação da SCAR em parcerias como o projeto Dentro da Dança, iniciativa da coreógrafa Lisa Jaworski para a formação de novos bailarinos, e com o Femusc, que vem tornando Jaraguá do Sul e Santa Catarina destaque na música erudita com o maior festival-escola da América Latina.