Séculus
Jogos Escolares da Juventude

SC participa da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude

13 Nov 2015 - 17h55

Foi dessa forma que a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá (PR) 2015 – etapa de 15 a 17 anos – marcou o início desta edição do maior evento esportivo escolar do Brasil. Os torcedores, que lotaram o Ginásio de Esportes Moringão, nesta quinta-feira, dia 12, vibraram em diversos momentos, empolgados principalmente com o desfile das delegações.


Antes do início da cerimônia, o presidente da Fesporte, Osvaldo Juncklaus, esteve conversando com dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com esportistas, entre eles os embaixadores dos Jogos Escolares: o ciclista Luciano Pagliarini, a ginasta Angélica Kvieczynski, o judoca Charles Chibana, a nadadora Fabiana Molina e a atleta de vôlei de praia Shelda Bede. O grupo posou com a camiseta de campanha do Governo de Santa Catarina “Drogas. Não dá mais pra aceitar”.

Nesta sexta, dia 13, começam as competições em nove modalidades individuais – atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez – a partir das 8h30, em diversos pontos da cidade-sede e de Maringá, que recebe as provas de atletismo. Os torneios dos esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e voleibol – começam na terça, dia 17.

Comandada pelo judoca medalhista olímpico Flávio Canto, a festa de abertura dos Jogos Escolares da Juventude 2015 teve início com uma apresentação de ginastas, professores e acadêmicos da Universidade Norte do Paraná (Unopar). O grupo foi formado pelo conjunto pré-infantil atual campeão sul-americano de ginástica rítmica, pela campeã brasileira infantil da modalidade Amanda Santos, pelos bailarinos Ivo Júnior e Giovanna Aversani e pelos universitários do primeiro ano de educação física da instituição de ensino. O estado é um tradicional campeão de ginástica rítmica dos Jogos, com inúmeras medalhistas.

Na sequência, o gerente-geral dos Jogos Escolares, Edgar Hubner, deu boas-vindas aos participantes e falou da alegria de estar em Londrina mais uma vez. "Sejam bem-vindos e tenham um evento maravilhoso. Que vocês possam ter ótimas lembranças desta edição dos Jogos", disse Hubner, seguido pelo prefeito da cidade, Alexandre Kireeff. "Agradecemos pela confiança nos dada para realizarmos os Jogos pela segunda vez seguida. Atinjam seus objetivos de forma leal e sejam bem-vindos à nossa cidade. Que possamos nos encontrar novamente em outras edições. É uma honra para Londrina receber os Jogos Escolares", declarou o prefeito. O presidente da Fundação de Esportes da cidade, Vilmar Caus, também participou da abertura.

Após as falas iniciais, teve início o desfile das 26 delegações estaduais e da delegação de Londrina, convidada por ser cidade-sede. O público aplaudiu bastante todos os atletas, com destaque para os estudantes da casa.

A delegação de Santa Catarina desfilou com 10 atletas, sendo destaque a mesatenista campeã sul-americana Alexia Nakashima, do Colégio Elias Moreira, de Joinville, que foi a porta-bandeira do Estado.

Ainda houve a cerimônia das bandeiras, com a participação dos voluntários dos Jogos Escolares 2015, e a execução do hino nacional pela Orquestra de Metais de Londrina. O juramento dos atletas foi feito pela enxadrista Catarina Braga Silveira, do Colégio Interativa (PR). O árbitro de futsal Flávio Marques fez o juramento dos companheiros de atividade.

Para abrilhantar ainda mais a festa, a mascote do Time Brasil, a onça pintada Ginga, brincou com os participantes da cerimônia, dando um show de dança e simpatia. Em seguida, o revezamento da tocha pelos embaixadores dos Jogos Escolares 2015 teve início com a atleta de luta olímpica Aline Silva Ferreira. A lutadora passou a tocha para o ciclista Luciano Pagliarini, natural de Londrina, que, por sua vez, a entregou para a ginasta Angélica Kvieczynski. Depois, o judoca Charles Chibana carregou o fogo simbólico dos Jogos, seguido da nadadora Fabiana Molina e da atleta de vôlei de praia Shelda Bede. Foi Shelda quem teve a honra de acender a pira do evento e encerrar a festa de abertura. A competição segue até 21 de novembro, em mais de 22 locais, envolvendo mais de 3,7 mil atletas, na disputa das 13 modalidades.
GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta

A medida é necessária para mudar uma boca de lobo de lugar, onde em breve, será instalada uma faixa elevada pela Prefeitura
Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta
Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Geral

Projeto da SCAR promove debates online com transmissão ao vivo sobre o universo da dança

As conversas, com transmissão ao vivo, passam pelo balé, jazz e pelas danças urbanas e acrobáticas
Ver mais de Geral