Caraguá
Doação de órgãos

São José promove “Abraço Solidário” em alusão ao Dia do Doador de Órgãos

26 Set 2016 - 12h41
São José promove “Abraço Solidário” em alusão ao Dia do Doador de Órgãos    -

A celebração ocorre a partir das 8h na capela da unidade. Logo após, às 9h30, ocorre “Abraço Solidário ao Hospital São José”, em alusão a data.

Alunos do 6º ano do curso de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi/Fameg produziram um vídeo da campanha de doação de órgãos do Hospital São José. 


Um levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, aponta que Santa Catarina bateu recorde de doações de órgãos no primeiro semestre de 2016 em relação ao demais estados do país. Foram 34,9 doadores para cada 1 milhão de habitantes. Em 2015, o índice era de 30,6. A média nacional é de 16 doadores para cada milhão de habitantes.

Na prática, segundo a ABTO, no primeiro semestre de 2016, de um total de 119 doadores, foram captados 120 rins, 70 fígados, 5 corações, 2 pâncreas, 38 transplantes de medula óssea e 304 córneas. No mesmo período de 2015, foram 103 doadores e 628 transplantes de órgãos.

Mesmo com a alta taxa, 36% das famílias recusam a doação de órgãos em Santa Catarina. Na fila por um órgão no estado, estão 407 pessoas.  No mesmo período em 2015, eram 485 pessoas.

Criada em 2008, a Comissão Intra-hospitalar do Hospital São José, é destaque no Estado com o número de doações. Em sete anos, auxiliou na captação dos órgãos de aproximadamente 150 pessoas. Em 2015, 51 pessoas foram diagnosticadas com morte cerebral, desta, 31 as famílias aceitaram fazer a doação. Em entrevista ao Jornal FolhaSC, a Comissão afirma que 2015 foi atípico, já que o número de doações foi muito grande para o período. Isso acabou dando para o hospital o primeiro lugar estadual em proporção de notificações e doação.


Neste ano, até o início de setembro, 25 pessoas foram notificadas com morte cerebral.

Normalmente um paciente pode beneficiar até oito pessoas, através da doação de dois rins, pâncreas, fígado, córneas, coração e pulmão, sendo alguns mais difíceis de captar devido a logística.

Se você deseja ser um doador de órgãos, avise seus familiares. A vontade é sua. A decisão é deles.


UNIASSELVI FAMEG 

Matérias Relacionadas

Geral

Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo

Veja como votar
Gustavo Bardim se apresenta na semifinal do The Voice Kids neste domingo
Geral

Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá

A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul emitiu nota de pesar
Morre o empresário Renato Trapp, presidente da Trapp Metalúrgica de Jaraguá
Geral

Evento online quer potencializar recursos de incentivos fiscais a projetos sociais em SC

O tema será abordado pelo assessor de Responsabilidade Social da FIESC, Sandro Volpato Faria, e pela líder do programa Fundo Social, Andressa Mongruel Martins Vicenzi
Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Ver mais de Geral