transito
Doação de órgãos

São José promove “Abraço Solidário” em alusão ao Dia do Doador de Órgãos

26 Set 2016 - 12h41

A celebração ocorre a partir das 8h na capela da unidade. Logo após, às 9h30, ocorre “Abraço Solidário ao Hospital São José”, em alusão a data.


Alunos do 6º ano do curso de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi/Fameg produziram um vídeo da campanha de doação de órgãos do Hospital São José. 

Um levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, aponta que Santa Catarina bateu recorde de doações de órgãos no primeiro semestre de 2016 em relação ao demais estados do país. Foram 34,9 doadores para cada 1 milhão de habitantes. Em 2015, o índice era de 30,6. A média nacional é de 16 doadores para cada milhão de habitantes.

Na prática, segundo a ABTO, no primeiro semestre de 2016, de um total de 119 doadores, foram captados 120 rins, 70 fígados, 5 corações, 2 pâncreas, 38 transplantes de medula óssea e 304 córneas. No mesmo período de 2015, foram 103 doadores e 628 transplantes de órgãos.

Mesmo com a alta taxa, 36% das famílias recusam a doação de órgãos em Santa Catarina. Na fila por um órgão no estado, estão 407 pessoas.  No mesmo período em 2015, eram 485 pessoas.

Criada em 2008, a Comissão Intra-hospitalar do Hospital São José, é destaque no Estado com o número de doações. Em sete anos, auxiliou na captação dos órgãos de aproximadamente 150 pessoas. Em 2015, 51 pessoas foram diagnosticadas com morte cerebral, desta, 31 as famílias aceitaram fazer a doação. Em entrevista ao Jornal FolhaSC, a Comissão afirma que 2015 foi atípico, já que o número de doações foi muito grande para o período. Isso acabou dando para o hospital o primeiro lugar estadual em proporção de notificações e doação.


Neste ano, até o início de setembro, 25 pessoas foram notificadas com morte cerebral.

Normalmente um paciente pode beneficiar até oito pessoas, através da doação de dois rins, pâncreas, fígado, córneas, coração e pulmão, sendo alguns mais difíceis de captar devido a logística.

Se você deseja ser um doador de órgãos, avise seus familiares. A vontade é sua. A decisão é deles.


UNIASSELVI FAMEG 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral