dengue 2
Geral

Santa Catarina tem previsão de chuva persistente e volumosa até domingo

A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o Litoral Norte, o que, consequentemente, aumentará os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas

25 Jan 2024 - 10h44Por Janici Demetrio
Santa Catarina tem previsão de chuva persistente e volumosa até domingo - Crédito: Ricardo Rabuske Crédito: Ricardo Rabuske

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) emitiu um alerta para a população sobre a iminência de chuvas persistentes e volumosas nos próximos dias, devido à presença de um sistema meteorológico conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão do tempo indica que diversas regiões do estado podem ser afetadas, principalmente o Litoral Norte, o que, consequentemente, aumentará os riscos de alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas.

Segundo a equipe de meteorologia da Defesa Civil, “o Vórtice Ciclônico de Altos Níves (VCAN) é um sistema meteorológico com centenas de quilômetros de extensão (grande escala), que atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera. Ele consiste em um sistema de baixa pressão de origem subtropical, que gira no sentido horário no Hemisfério Sul. Na região Sul do Brasil, independente da estação do ano, o sistema atua provocando ventos e chuvas intensas em regiões localizadas a leste e a nordeste de seu centro”. 

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, recomenda que a população se antecipe e adote medidas preventivas para garantir a segurança e minimizar os impactos causados por este fenômeno meteorológico.

“A expectativa é que chova mais de 200 mm nesse período, isso representa um volume expressivo em um curto espaço de tempo. Portanto, acompanhem os alertas emitidos pela nossa Secretaria e também pelas Defesas Civis municipais. Em caso de emergência ligue 199, Defesa Civil municipal, ou 193, Corpo de Bombeiros”, orienta o Coronel Fabiano de Souza, secretário de Estado da SDC.

Também é importante ressaltar sobre a agitação marítima para Santa Catarina para os próximos dias. De acordo com a equipe de meteorologia da SDC, “essa condição aumenta no litoral no decorrer desta quinta-feira (25), com ondas de leste entre 1,5 m e 2,0 m e picos de até 2,5 m entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte”.

Cuidados para serem tomados

Por conta das fortes chuvas previstas, algumas precauções são essenciais para a população se manter segura, “as pessoas que residem em áreas de alagamentos ou inundações, estejam também atentas às recomendações das Defesas Civis dos municípios, com acionamento de abrigos e jamais transite em áreas alagadas, principalmente sobre pontes e pontilhões. Preserve ao máximo a sua vida”, enfatiza Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC. Veja abaixo as recomendações da SDC:

 Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Ver mais de Geral