vacina
Geral

Santa Catarina tem o menor percentual do Brasil de pessoas em pobreza extrema

O percentual de 1,8 % representa cerca de 136 mil pessoas na faixa da extrema pobreza e está bem abaixo da média nacional que é 5,9%.

11 Dez 2023 - 10h07Por Janici Demetrio
Santa Catarina tem o menor percentual do Brasil de pessoas em pobreza extrema - Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/Secom Crédito: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Um estado de oportunidades e desenvolvimento. É o que reforça a Síntese de Indicadores Sociais  divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que aponta que Santa Catarina tem o menor percentual de pessoas em pobreza extrema no Brasil, apenas 1,8% da população nesta faixa.

Para a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, a queda no índice de pobreza extrema é o resultado do trabalho desenvolvido em várias secretarias, especialmente na área social.

“Hoje o estado conta com 100% de cobertura com Centros de Referência de Assistência Social (Cras) o que contribui para esse índice tão positivo”, disse.

 A diretora de Assistência Social da SAS e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Gabriella Dornelles, comenta que atualmente são 384 Cras espalhados em todas as cidades catarinenses e nestes locais, através das equipes técnicas, são identificadas e trabalhadas as vulnerabilidades e principalmente as potencialidades dos usuários.

“O Cras articula com a rede de Saúde, Educação e outras áreas, oferta cursos de capacitação, encaminha para o mercado de trabalho e ajuda esse cidadão a reconstruir sua vida e sair da situação de vulnerabilidades antes que ela se agrave”, disse.

O percentual de 1,8 % representa cerca de 136 mil pessoas na faixa da extrema pobreza e está bem abaixo da média nacional que é 5,9%. Mesmo assim, o Governo de Santa Catarina segue trabalhando para reduzir ainda mais esses números e melhorar as condições de vida da população catarinense. Outros índices divulgados pelo IBGE anteriormente já haviam colocado o estado como referência em qualidade de vida levando em conta parâmetros como Saúde, Educação, Segurança, entre outros.

Só entre janeiro e setembro deste ano, foram criadas 82.591 vagas com carteira assinada em Santa Catarina, o quinto lugar em geração de empregos no Brasil e o melhor entre os estados do Sul.

Queda do índice em relação a 2021

Os dados do IBGE dizem respeito ao ano de 2022 e apontam ainda uma queda em relação a 2021 quando o percentual de pessoas em extrema pobreza era de 2,4%.

O IBGE considerou, nesta análise, os parâmetros do Banco Mundial de US$ 2,15 por dia para extrema pobreza, em termos de Poder de Paridade de Compra (PPC) a preços internacionais de 2017. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Matérias Relacionadas

Geral

Frio intenso chega a SC com possibilidade de geada e temperaturas negativas na Serra

O Litoral Norte é a região com previsão de queda mais significativa das temperaturas, já que nesta segunda os termômetros chegaram aos 35°C e na terça-feira, 14, a temperatura máxima não deverá passar dos 15 ºC.
Frio intenso chega a SC com possibilidade de geada e temperaturas negativas na Serra
Geral

Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam

Autoridades ainda alertam para risco de novas enchentes
Chuvas diminuem no RS, mas frio intenso e elevação do Guaíba preocupam
Geral

Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS

A campanha continua e os donativos devem ser levados ao Parque Municipal de Eventos
Jaraguá do Sul já encaminhou mais de 250 toneladas de doações ao RS
Geral

19º Rodeio Crioulo acontece nesta semana em Jaraguá do Sul

Evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio
19º Rodeio Crioulo acontece nesta semana em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral