Caraguá
SAMAE

Samae realiza ação na Praça Ângelo Piazera

20 Mar 2017 - 11h55
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul (Samae) realizou na manhã de sábado (18), na Praça Ângelo Piazera, ação alusiva ao Dia Mundial da Água, em parceria com a Fujama e o Comitê Itapocu. O objetivo foi conscientizar a população sobre o cuidado com água.

Na atividade desenvolvida na praça, a equipe do Samae distribuiu materiais que tratam da relevância do trato com a água, copos com água para a população e bexigas para as crianças. O Fujama entregou mudas de árvores de espécies frutíferas e nativas como: ipê roxo e amarelo, araçá, cerejeira, pitanga, grumixama, uvaia, ingá, gabiroba, palmito e jerivá. O Comitê da Bacia do Itapocu expôs a maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu.

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. A data foi criada para alertar a população internacional sobre a importância da preservação para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para marcar as ações de conscientização, todos os anos é abordado um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) mostra que há no mundo água suficiente para suprir as necessidades de crescimento do consumo, "mas não sem uma mudança dramática no uso, gerenciamento e compartilhamento".

Segundo o documento, a crise global de água é de governança, muito mais do que de disponibilidade do recurso, e um padrão de consumo mundial sustentável ainda está distante. De acordo com a organização, nas últimas décadas, o consumo de água cresceu duas vezes mais do que a população e a estimativa é que a demanda cresça ainda 55% até 2050. Mantendo os atuais padrões de consumo, em 2030, o mundo enfrentará um déficit no abastecimento de água de 40%. Os dados estão no Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos 2015 – Água para um Mundo Sustentável.

E para debater e manter sempre em pauta a preservação da água é que o Samae promove durante todo o mês de março extensa agenda para comemorar o Dia Mundial da Água. A intenção é refletir com os jaraguaenses sobre o que cada um tem feito para evitar o desperdício deste bem tão precioso.

Matérias Relacionadas

Geral

Vômito de baleia faz mais uma milionária na Tailândia

O material tem valor estimado em £186,500 (aproximadamente R$ 1,5 milhão).
Vômito de baleia faz mais uma milionária na Tailândia
Educação

Guaramirim abre inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o Senai

Iniciativa é fruto do projeto Despertando Potencialidades realizado com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social
Saúde

Retomada vacinação contra a covid para adolescentes em Jaraguá

Também, prossegue normal a aplicação da segunda dose (D2), de acordo com o agendamento na carteirinha de vacinação.
Retomada vacinação contra a covid para adolescentes em Jaraguá
Geral

Parque Malwee completa 43 anos 

Inaugurado em 1978 por Wolfgang Weege, o Parque foi um presente do  Grupo Malwee para a cidade de Jaraguá do Sul
Parque Malwee completa 43 anos 
Ver mais de Geral