vacina
Geral

Samae de Jaraguá prossegue com vistorias nas residências

Equipes verificam as ligações de esgoto e de drenagem pluvial

14 Jan 2024 - 10h42Por Janici Demetrio
Samae de Jaraguá prossegue com vistorias nas residências - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

O Samae de Jaraguá do Sul dá continuidade às vistorias nas residências para verificar se o esgoto sanitário está conectado corretamente à rede coletora e se a água das calhas está ligada à rede de drenagem pluvial. As vistorias tiveram início em junho de 2023, com o objetivo de orientar a população que a água da chuva não pode estar ligada na rede de esgoto, pois isso provoca sobrecarga e extravasamento na rede coletora. Da mesma forma, o esgoto sanitário também não pode estar conectado à rede de drenagem pluvial. 

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, nesta primeira etapa, em torno de 20 mil vistorias serão realizadas no município.

“Reforço que as vistorias são feitas pela empresa JPR Ambiental, e os vistoriadores estão identificados com uniforme e crachá com os dizeres a serviço do Samae”, explica. 

Para executar o serviço, é necessário que os vistoriadores entrem nas residências, mediante a permissão do morador, para verificarem os pontos geradores de efluentes como: ralos de pias, caixas de gordura e vasos sanitários. Nestes pontos é lançado um corante de testes, atóxico e de diferente coloração. Havendo passagem do corante pela rede pode-se determinar se a ligação está correta ou se apresenta alguma irregularidade. Ao identificar alguma irregularidade nas ligações, o munícipe é orientado sobre o que deve fazer para a regularização, tendo um prazo de até 60 dias. Passado o prazo, a equipe retorna ao local e testa novamente os pontos.

O Samae reforça que os ralos das pias, chuveiros, lavanderia e o vaso sanitário devem estar conectados à rede coletora de esgoto, assim os resíduos seguem para a estação de tratamento de esgoto. Além disso, o Samae destaca que a água proveniente de pias de cozinha e áreas de festa deve passar por uma caixa de gordura. Já a água das calhas e piscinas deve estar ligada à rede de drenagem pluvial (água da chuva), sendo direcionada direto para os corpos d’água (rios, riachos e córregos), evitando enchentes e preservando o meio ambiente. 

Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com o Samae pelo número no 2106-9100 (fixo e WhatsApp).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (30).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul atenderá normalmente no feriado

Já os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde estarão fechados nesta quarta-feira (1º), retornando ao normal na quinta-feira
Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul atenderá normalmente no feriado
Geral

Celesc inicia, nesta terça-feira, transição para o novo sistema comercial, o Conecte

Entre os dia 30 de abril e 6 de maio o atendimento digital e nas lojas ocorrerá de forma restrita
Celesc inicia, nesta terça-feira, transição para o novo sistema comercial, o Conecte
Geral

17 ª FECARROZ começa nesta terça-feira (30) em Massaranduba

A programação envolve atrações para toda a família. Gastronomia típica, Chopp artesanal, apresentações culturais, desfiles, exposições e shows são algumas delas.
17 ª FECARROZ começa nesta terça-feira (30) em Massaranduba
Ver mais de Geral