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Rodovias de SC, como a BR-280, correm risco de colapso, alerta estudo da FIESC

De acordo com os dados do DNIT, a duplicação do trecho de 74,5 quilômetros entre São Francisco do Sul e o acesso à Corupá precisa de R$ 920 milhões para ser concluída

09 Mar 2023 - 16h17Por Janici Demetrio
Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, manifesta preocupação do setor empresarial com situação da rodovia  - Crédito: ANDRÉ KOPSCH   Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, manifesta preocupação do setor empresarial com situação da rodovia - Crédito: ANDRÉ KOPSCH

Um quadro realista da situação de rodovias para a economia de Santa Catarina, com maior destaque para a BR-280 no trecho entre o porto de São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, foi apresentado pela Federação das Indústrias (FIESC) nesta quarta-feira (8), durante reunião de lideranças na sede da empresa ArcellorMittal Vega.

De acordo com os dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), expostos em estudo que a FIESC detalhou, a duplicação do trecho de 74,5 quilômetros entre São Francisco do Sul e o acesso à Corupá, incluindo o contorno de Jaraguá do Sul e Guaramirim, precisa de R$ 920 milhões para ser concluída.

Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, a situação é preocupante.

"A BR-280 é um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento catarinense. Santa Catarina tem na indústria o seu grande vetor de desenvolvimento e precisa de uma infraestrutura adequada para crescer. O custo logístico é um componente importante na composição de preço de um produto. Se temos uma rodovia na condição que está, certamente há incremento no custo logístico da região. Então há perda de competitividade", afirmou.

Ele destacou ainda que em um raio de 50 quilômetros do entorno da rodovia estão localizados 45 mil estabelecimentos que empregam 506 mil trabalhadores. O volume de comércio é de US$ 13 bilhões em 2022 - o equivalente a 25% do PIB de Santa Catarina. Além disso, na região a população é de 1,6 milhão de habitantes.

O estudo foi detalhado pelo engenheiro Ricardo Saporiti, que percorreu o trecho para vistorias do andamento da obra, contratada em 2014 a um valor inicial global de aproximadamente R$ 1 bilhão e com precisão de estar pronta em 2018. O valor remanescente estimado contempla os lotes 1 (R$ 300 milhões), 2.1 (R$ 110 milhões) e 2.2 (R$ 510 milhões), exceto a travessia do Canal do Linguado que sequer tem uma definição mais clara quanto ao que será feito.

Marcelo Campos, gerente de logística da ArcellorMittal Vega, lembrou que a infraestrutura logística da região é praticamente a mesma desde antes do início das operações da empresa, em 2003.

"Algo precisa ser feito com urgência, pois com a atual expansão da atividade econômica na região, estamos na iminência de vivenciar um colapso logístico", completou.

Situação da obra

O lote 1 tem uma extensão de 36,68 km e vai de São Francisco do Sul ao entroncamento com a rodovia BR-101. O segmento de cerca de 7 quilômetros do novo traçado (Km 03 + 840 e o 11+000) ainda necessita da execução de um volume significativo de terraplenagem, além da execução de pavimentação e de obras de artes especiais, como viadutos. Já as obras remanescentes, acrescidas das obras de restauração e melhoramentos da pista existente, equivalem a cerca de 75% do contratado (em 2014). Para concluir o lote, estimativa do DNIT mostra que são necessários R$ 300 milhões, contudo, conforme informado pelo órgão, o lote está em fase de revisão de projetos.

O lote 2.1 vai do entroncamento da rodovia BR-101 até o início do contorno de Jaraguá do Sul e tem uma extensão de 14 km. O estudo mostra que as obras e serviços remanescentes, que estão paralisados, acrescidos dos melhoramentos da pista existente, equivalem a aproximadamente 50% do contratado (em 2014). Para concluir, as projeções do DNIT indicam que são necessários R$ 110 milhões.

O lote 2.2 tem uma extensão de 23,8 quilômetros que vai do acesso a Jaraguá do Sul (km 50,74) e Guaramirim/BR-280, e inclui o contorno dos dois municípios, passando por Schroeder. As obras e os serviços remanescentes deste lote equivalem a 55% do contratado (em 2014). Esse trecho tem uma série de obras de arte especiais que precisam ser executadas, inclusive a conclusão da implantação do túnel duplo “Engenheiro Antônio Carlos Bessa”. Entre o túnel e a interseção com a BR-280 (acesso a Corupá) destacam-se: a construção de cinco passagens superiores, ponte sobre o rio Itapocu e a interseção do contorno com a BR-280 (Corupá). Para a conclusão do lote, estimativas do DNIT mostram que são necessários R$ 510 milhões.

Precariedade dos corredores logísticos

No encontro, o secretário-executivo da Câmara de Transporte e Logística da FIESC, Egídio Antônio Martorano, apresentou um estudo que expõe a precariedade dos principais corredores logísticos catarinenses. O estudo mostra que eles estão com a fluidez e segurança comprometida, gerando custos socioeconômicos e perda de competitividade. Outro aspecto levantado na análise são os eventos severos, como a alta incidência de chuvas que devem ser objeto de um plano de prevenção e de mitigação dos seus efeitos.

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