Séculus
Governador Raimundo Colombo

Raimundo Colombo abre oficialmente a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais

05 Nov 2015 - 17h33

Promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o evento debate o papel de cada Estado na divulgação e relacionamento internacional, discutindo e fortalecendo a paradiplomacia. Também participaram da abertura o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira e 12 governantes de estados brasileiros.


“Santa Catarina tem um histórico de integração cultural, econômica, social e institucional com diversos países. A busca dessa integração, a abertura de portas e o maior convívio é de fato um grande avanço para nós. Sabemos que a diplomacia e as relações do Brasil estão muito concentradas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso, temos que integrar SC ao resto do Brasil, fazer com que seja mais conhecida e que isso aumente as nossas relações em todos os cantos do mundo”, disse Colombo.
Colombo falou também sobre a medalha Luiz Henrique da Silveira que será entregue na noite desta quinta-feira, 5, ainda durante o evento. “Essa honraria fortalece, promove e cria os mecanismos para ampliar as nossas relações. Faz um profundo reconhecimento àquele que foi um caixeiro viajante e um apresentador de Santa Catarina em todos os lugares do mundo. O Luiz Henrique era uma pessoa muito querida, especial e em muitos campos ele era uma referência para nós. A medalha é uma oportunidade de promovermos aquele que fez tanto pelo Estado e em seu nome continuar um trabalho de aproximação e desenvolvimento”.

Durante a conferência, também é promovido o 1º Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, que visa discutir a constituição do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de relações internacionais. Será formatada a Carta de Florianópolis, que marcará a criação do Conselho.

Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, os encontros marcarão o novo momento das relações internacionais de Santa Catarina. “Nosso maior objetivo é o desenvolvimento do país e, durante o encontro, teremos a grande oportunidade de discutir o papel dos estados federados nas relações internacionais. Santa Catarina dará uma importante contribuição ao debate. Sempre colhemos bons frutos com a nossa atuação internacional, a exemplo da BMW, em Araquari, o Teatro Bolshoi, em Joinville, e o encontro Econômico Brasil Alemanha”, afirmou.

A honraria reconhece os esforços de cidadãos e instituições que se destacaram em divulgar e promover o estado catarinense em outros países. Nessa primeira edição do prêmio, os vencedores serão a República Federal da Alemanha, Grupo WEG, professor doutor Carlos Alberto Schneider e o embaixador Abelardo da Costa Arantes Júnior. A homenagem reconhece o legado do ex-governador Luiz Henrique da Silveira em divulgar o Estado internacionalmente. O ato será às 20h, durante os dois eventos de Relações Internacionais, com a presença do governador Raimundo Colombo.

GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC

O Estado está organizado para suprir as necessidades em 2022, como o calendário vacinal, UTIs especificas e centros de recuperação pós-pandemia.
Liberação do uso de máscaras deve iniciar por parques, praças e praias em SC
Geral

Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado

A feirinha de adoção de animais ocorre nas dependências da Sala Verde, ao lado da Biblioteca Pública Municipal
Prefeitura de Guaramirim apoia Feira de Adoção de Animais que ocorre neste sábado
Geral

Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil

A premiação Classe A é concedida a apenas 15% das mais de 600 concessionárias Chevrolet no Brasil
Uvel Chevrolet recebe premiação inédita da General Motors do Brasil
Geral

Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra

Corpo celeste é mais de 30 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos cientistas, ele tem 150 km de diâmetro.
Maior cometa já identificado pela ciência está vindo em direção à Terra
Ver mais de Geral