transito
Governador Raimundo Colombo

Raimundo Colombo abre oficialmente a 1ª Conferência Nacional de Relações Internacionais

05 Nov 2015 - 17h33

Promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o evento debate o papel de cada Estado na divulgação e relacionamento internacional, discutindo e fortalecendo a paradiplomacia. Também participaram da abertura o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira e 12 governantes de estados brasileiros.


“Santa Catarina tem um histórico de integração cultural, econômica, social e institucional com diversos países. A busca dessa integração, a abertura de portas e o maior convívio é de fato um grande avanço para nós. Sabemos que a diplomacia e as relações do Brasil estão muito concentradas em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso, temos que integrar SC ao resto do Brasil, fazer com que seja mais conhecida e que isso aumente as nossas relações em todos os cantos do mundo”, disse Colombo.
Colombo falou também sobre a medalha Luiz Henrique da Silveira que será entregue na noite desta quinta-feira, 5, ainda durante o evento. “Essa honraria fortalece, promove e cria os mecanismos para ampliar as nossas relações. Faz um profundo reconhecimento àquele que foi um caixeiro viajante e um apresentador de Santa Catarina em todos os lugares do mundo. O Luiz Henrique era uma pessoa muito querida, especial e em muitos campos ele era uma referência para nós. A medalha é uma oportunidade de promovermos aquele que fez tanto pelo Estado e em seu nome continuar um trabalho de aproximação e desenvolvimento”.

Durante a conferência, também é promovido o 1º Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Relações Internacionais, que visa discutir a constituição do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de relações internacionais. Será formatada a Carta de Florianópolis, que marcará a criação do Conselho.

Para o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, os encontros marcarão o novo momento das relações internacionais de Santa Catarina. “Nosso maior objetivo é o desenvolvimento do país e, durante o encontro, teremos a grande oportunidade de discutir o papel dos estados federados nas relações internacionais. Santa Catarina dará uma importante contribuição ao debate. Sempre colhemos bons frutos com a nossa atuação internacional, a exemplo da BMW, em Araquari, o Teatro Bolshoi, em Joinville, e o encontro Econômico Brasil Alemanha”, afirmou.

A honraria reconhece os esforços de cidadãos e instituições que se destacaram em divulgar e promover o estado catarinense em outros países. Nessa primeira edição do prêmio, os vencedores serão a República Federal da Alemanha, Grupo WEG, professor doutor Carlos Alberto Schneider e o embaixador Abelardo da Costa Arantes Júnior. A homenagem reconhece o legado do ex-governador Luiz Henrique da Silveira em divulgar o Estado internacionalmente. O ato será às 20h, durante os dois eventos de Relações Internacionais, com a presença do governador Raimundo Colombo.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral