Campeonato Catarinense 2020
GERAL

Presidente da CPI das Enchentes diz que Geo-Rio não consegue atender o Rio

17 Mai 2019 - 15h58Por Roberta Jansen

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das enchentes na Câmara dos Vereadores do Rio, Tarcísio Motta (PSOL), afirmou que a Fundação Instituto de Geotécnica (Geo-Rio), órgão da Secretaria Municipal de Obras responsável pela contenção de encostas, está sem condições de atender às necessidades da cidade. O órgão da prefeitura é responsável pelo monitoramento e contenção de encostas.

O deslizamento de uma encosta provocou o desabamento de parte do teto do Túnel Rafael Mascarenhas no início da tarde desta sexta-feira, 17.

"Faltam servidores, viaturas para as vistorias, articulação entre os órgãos da prefeitura, orientação de prioridades, orçamento e planejamento. A Geo-Rio está sem condições de atender às necessidades da cidade", afirmou o vereador, depois de ouvir o depoimento do presidente da GEO-Rio, Herbem da Silva Maia.

A sessão, ocorrida na tarde de quinta-feira, 16, também contou com as presenças dos técnicos da Geo-Rio Ricardo Neiva D'Orsi e Ernesto Ferreira, que foram perguntados sobre suas condições de trabalho e ações sobre a manutenção e contenção de encostas, estudos sobre áreas de risco, sistemas de alerta e de alarme sonoro e protocolo de interdição de vias.

Apesar de afirmar que o orçamento da instituição atende à demanda da cidade, Maia informou à CPI que há apenas quatro viaturas para a realização de vistorias em todo o município, que mais da metade do quadro de servidores da Geo-Rio vai se aposentar nos próximos dez anos e que não há um mapeamento geotécnico da zona oeste.

"Ficou claro que é preciso mais recursos para uma série de ações, como estender o sistema de alarme para a zona oeste e revisar o protocolo de interdição de vias, além de estendê-lo para outras áreas. A Geo-Rio está refém de governos que não consideram a prevenção de enchentes e deslizamentos uma política de Estado. Não é possível que a Geo-Rio seja um órgão tão pequeno com uma função gigante", disse Motta.

App Prefeitura

Matérias Relacionadas

SC-108

SC 108 é interditada em Guaramirim

O objetivo do bloqueio é a segurança dos motoristas
SC 108 é interditada em Guaramirim
Jaraguá do Sul

Jaraguá terá mais dois pontos para descarte de materiais

Jaraguá terá mais dois pontos para descarte de materiais
Geral

Em um mês, Recicla CDL de Jaraguá arrecadou sete toneladas de lixo eletrônico

Durante todo o ano de 2019, 29 toneladas de lixo eletrônico foram descartadas corretamente, através do programa.
Em um mês, Recicla CDL de  Jaraguá arrecadou sete toneladas de lixo eletrônico
Segurança

Carnaval termina sem mortes nas rodovias estaduais pelo segundo ano seguido

Carnaval termina sem mortes nas rodovias estaduais pelo segundo ano seguido
Ver mais de Geral