Delivery Much
GERAL

Prefeitura quer cortar árvores contra infestação de pombos em Presidente Prudente

09 Mai 2019 - 16h18Por José Maria Tomazela

A prefeitura de Presidente Prudente, no oeste do Estado de São Paulo, decidiu cortar árvores para reduzir a presença de pombos na Praça Monsenhor Sarrion, à frente da Catedral, considerada um dos cartões postais da cidade.

Após análise do corpo técnico da Secretaria do Meio Ambiente, o prefeito Nelson Bugalho (PTB) anunciou o corte de 12 oitis, espécie frondosa, bastante usada em arborização urbana. Conforme o estudo, os oitis servem de poleiro para os pombos e sua retirada vai forçar a dispersão das aves. A medida ainda depende de aval do Ministério Público Estadual.

Moradores se dividem sobre a proposta. O taxista Alcides de Souza, que trabalha há 20 anos na praça, disse que a infestação de pombos aumentou nos últimos anos. "São várias centenas dele e está insuportável, pois fazem uma sujeira enorme e a praça precisa ser lavada todo dia. O carro fica imundo, mesmo protegido com uma capa", disse. A estudante de química Maristela Candido acredita que a supressão das árvores não resolve. "Os pombos vão migrar para outras áreas da cidade que tem árvores, como o Parque do Povo. Irão cortar lá também?", questionou.

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 9, na Câmara, houve discussão entre populares e o secretário do Meio Ambiente, Wilson Rodrigues, que fazia a defesa da medida. Moradores sugeriram alternativas, como poda drástica das árvores. O padre José Antônio de Lima, pároco da Catedral de São Sebastião, também afetada pelos pombos, defendeu a medida. "É uma questão de racionalidade. Acho preferível substituir 12 árvores do que gastar 16 mil litros de água todos os dias para lavar as calçadas e bancos da praça", disse.

Conforme a prefeitura, na praça central existem 39 árvores de médio e grande porte e, para cada oiti cortado, serão plantadas duas ou três palmeiras. "Neste primeiro momento, vamos erradicar 12 delas e observar como as aves se comportam. Se for necessário, depois faremos novas retiradas", informou o prefeito. Se o corte for autorizado, o município também fará uma reforma na praça, com a substituição dos bancos atuais e reforço no paisagismo. O Ministério Público deve analisar ainda esta semana no pedido de corte das árvores.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Pelo aplicativo você tem acesso às notícias mais importantes a qualquer momento
Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá
Geral

Norma de pesagem é revisada e caminhoneiro pagará menos, diz ministro

Segundo ele, peso por eixo será substituído e tolerância, ampliada
Saúde

Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas

O grupo fará uma doação para o programa Unidos Contra a Covid-19 no valor de R$ 1,6 milhão, referente a uma usina de produção de oxigênio, que deverá dar suporte aos hospitais públicos da região
Weg integra grupo que fará doação para nova usina de oxigênio ao Amazonas
Geral

Chuva constante deixa Defesa Civil de Guaramirim em alerta

Foram registrados alguns pontos de alagamentos de vias urbanas, queda de árvore e também pequenos deslizamentos de terra, sem gravidade
Chuva constante deixa Defesa Civil de Guaramirim em alerta
Ver mais de Geral