maio amarelo
Geral

Prefeitura de Jaraguá prepara terreno para passarela no Rio Itapocuzinho

Alternativa dará passagem à comunidade até que seja construída a nova Ponte da Trindade, entre Jaraguá do Sul e Schroeder

07 Fev 2023 - 15h53Por Janici Demetrio
  - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou a preparação da margem direita do Rio Itapocuzinho para a construção de uma passarela de madeira ligando o Bairro Santa Luzia ao município de Schroeder. Conforme o secretário de Obras, Otoniel da Silva, a passarela será uma alternativa de acesso para os moradores daquela região até que uma nova ponte seja construída, o que não tem prazo para acontecer pois dependerá de recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, já que a estrutura é intermunicipal.
A passarela provisória terá aproximadamente 1,5 metro de largura com cerca de 40 metros de comprimento. A data de conclusão da obra não está definida. Por enquanto, as máquinas estão trabalhando na preparação das cabeceiras.

Desabamento em novembro de 2022

Conhecida como Ponte da Trindade, a estrutura sobre o Rio Itapocuzinho foi construída pelo Governo do Estado no ano de 2010, por se tratar de importante ligação entre municípios. A ponte foi interditada na noite do dia 29 de novembro de 2022, depois que ocorreu o afundamento da cabeceira no território jaraguaense. A medida impediu a passagem de veículos, mas, precariamente, pedestres ainda se arriscavam a passar e evitar um deslocamento maior para chegar a outra margem. 

No dia seguinte, mais uma parte da cabeceira danificada desabou, impedindo completamente a passagem. Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Jaraguá do Sul chegaram a conclusão que construir uma ponte provisória no local não seria viável naquele momento. Decidiram ainda que a Prefeitura faria o enrocamento na margem direita do Rio Itapocuzinho, que pertence a Jaraguá do Sul. Do outro lado do rio, a prefeitura de Schroeder é quem deve fazer o serviço. 

Desde o dia 30 de novembro, a Rua Arthur Ropelato está interditada a alguns metros antes da ponte para evitar a aproximação de veículos e pessoas. Motoristas utilizam os outros acessos a Schroeder, como a ponte na Rua Tercílio Demarchi, no Bairro Santa Luzia que liga ao Itoupava-Açu, em Schroeder e o acesso principal entre os dois municípios pela Rua Jaraguá, no Bairro João Pessoa e até mesmo lá por Guaramirim com acesso ao Bairro Schroeder I.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina envia força-tarefa para auxiliar na reconstrução da rede

A saída da força-tarefa ocorreu nesta terça-feira, 14, partindo de Lages
Santa Catarina envia força-tarefa para auxiliar na reconstrução da rede
Geral

Rio Grande do Sul confirma 148 mortes pelas chuvas

Dois em cada dez moradores foram afetados pelos temporais
Rio Grande do Sul confirma 148 mortes pelas chuvas
Geral

Samae está implantando rede adutora de água na Rua Pedro Vieira

Nesta via também já foram implantados 1.500 metros de rede de esgoto
Samae está implantando rede adutora de água na Rua Pedro Vieira
Geral

Parque Malwee é, novamente, alvo de vandalismo e será fechado como uma medida de conscientização

Duas estátuas foram destruídas na semana passada; os restaurantes e Loja do Parque funcionarão normalmente
Parque Malwee é, novamente, alvo de vandalismo e será fechado como uma medida de conscientização
Ver mais de Geral