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Posto da Receita Federal de Jaraguá registrou 1,4 mil atendimentos em quatro meses

Atendimento ocorre nas dependências da Prefeitura, após a unidade da Receita Federal ser fechada na cidade.

16 Fev 2023 - 10h13Por Janici Demetrio
Posto da Receita Federal de Jaraguá registrou 1,4 mil atendimentos em quatro meses  -

Após quatro meses, o Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que funciona nas dependências da Prefeitura de Jaraguá do Sul, já contabilizou 1,4 mil atendimentos. De acordo com o gerente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e coordenador do PAV, Daniel Peach, a maior parte destas ocorrências estão relacionadas a questões como regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF), consulta de pendências fiscal, cadastral e da malha fiscal entre outros.

“Boa parte são pessoas físicas e microempreendedores individuais do Município e da nossa região com dificuldade de resolver sua situação junto ao fisco”, ponderou.

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Segundo a atendente do PAV, Luciane Martenechen, o que mais dificulta o atendimento e o torna mais demorado é que boa parte das pessoas não possuem o Cadastro da conta no aplicativo Gov.BR. “Muitos dos que nos procuram não tem o cadastro ou tem e não sabem a senha, requisito para entrada no sistema do e-CAC do Ministério da Fazenda para iniciar o atendimento propriamente dito " destacou Luciane que também auxilia essas pessoas neste procedimento.

“Até porque só conseguimos acessar o sistema para resolver suas pendências mediante a senha escolhida pelo contribuinte, pois é um cadastro com ‘senha única’ com a qual o cidadão terá acesso a vários serviços públicos federais e a criação da conta; administração da segurança e recuperação são de responsabilidade do contribuinte”, explicou.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, acrescenta que a Administração não mediu esforços a fim de viabilizar a estrutura necessária para o funcionamento do Ponto de Atendimento Virtual no município.

“Nosso foco é auxiliar o cidadão em suas demandas. Trabalhamos para facilitar os processos, criando mecanismos que venham ao encontro do que as pessoas necessitam”.

O atendimento ao PAV na Prefeitura é gratuito de funciona das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas anexo a Central do Empreendedor ao lado do Posto da Caixa Econômica Federal.

Principais serviços que serão oferecidos no PAV Jaraguá do Sul

Cadastro das Atividades Econômicas da Pessoa Física (CAEPF)

Cadastro de Imóveis Rurais (CAFIR)

Consulta de pendência fiscal e cadastral pessoa física, MEI e imóvel rural.

Consulta de pendência malha fiscal pessoa física.

Cópia de processo

Cópia de declaração

CPF: comprovante de inscrição, alteração e regularização

Emissão de documentos de arrecadação: DARF e GPS

Protocolo de documentos/processo

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