transito
Geral

Ponto de Entrega Voluntária de Jaraguá presta mais de 10 mil atendimentos em 2023

O PEV é uma alternativa para a população descartar resíduos diferenciados

30 Jan 2024 - 11h35Por Janici Demetrio
Ponto de Entrega Voluntária de Jaraguá presta mais de 10 mil atendimentos em 2023 - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV), gerenciado pelo Samae de Jaraguá do Sul, registrou mais de 10 mil atendimentos em 2023. O PEV é uma alternativa para a população descartar resíduos diferenciados, que não são coletados pelas coletas convencional e seletiva.

A procura pelo serviço tem aumentado a cada ano, sendo que em 2020 foram realizados 2.377 atendimentos, em 2021 foram 6.663, em 2022 foram 8.477 e em 2023 foram registrados 10.849 atendimentos. Os meses no ano passado que tiveram um número expressivo de atendimentos foram: janeiro (911), novembro (1.038) e dezembro (1.370). 

Os munícipes que mais utilizaram o PEV em 2023 foram dos bairros: Vila Lenzi (1.225), Centro (1.214), Jaraguá Esquerdo (1.032), Barra do Rio Cerro (573) e Amizade (566). Dentre os materiais recebidos que tiveram um número expressivo, destacam-se: restos de móveis e madeiras em geral, espumas, materiais recicláveis como plástico e papelão, metais, eletrônicos e eletrodomésticos. Outro dado importante é que o horário com o maior número de atendimentos foi das 9h às 12h. 


 
No PEV, os materiais ficam acondicionados em caçambas e contêineres para, posteriormente, receberem o destino ambientalmente correto. O acondicionamento ocorre por tipo de material, sendo necessário o descarte de cada material no local indicado pelas placas informativas e pelos atendentes. Após o recebimento dos materiais, as madeiras e espumas são destinadas a uma empresa credenciada com o Samae; os materiais recicláveis como papelão, plástico, metais e vidros são destinados às cooperativas de reciclagem também credenciadas com a autarquia. Já os eletrônicos têm sua destinação encaminhada por meio de parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul – CDL.

Segundo o diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, “o aumento no número de atendimentos se deve ao comprometimento da população, que está fazendo o descarte correto desses materiais, principalmente de estofados e móveis. Agradeço à população e reforço que este é mais um serviço importante que o Samae oferece aos jaraguaenses”. 

Podem ser descartados no PEV os seguintes materiais: móveis, pneus, eletrônicos, eletrodomésticos, óleo de cozinha e vidros.  O PEV fica localizado na rua Leocádio Osmar Rodrigues, no bairro Vila Lenzi (próximo à Arena Jaraguá). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas

Várias ruas da cidade ficaram alagadas por conta do temporal
Guaramirim registra 84 milímetros de chuva em seis horas
Geral

Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul

De acordo com o órgão municipal, até às 16h choveu 93,6 milímetros na cidade.
Defesa Civil contabiliza 13 ocorrências por conta da chuva em Jaraguá do Sul
Geral

Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim

Várias ruas ficaram alagadas nas duas cidades
Chuva provoca alagamentos em Jaraguá do Sul e Guaramirim
Geral

(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim

De acordo com a previsão da Defesa Civil, o domingo terá condições de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. 
(VÍDEO) Chuva provoca alagamento em ruas de Guaramirim
Ver mais de Geral