transito
Geral

Pesquisa do IBGE sugere evolução do rádio para além do receptor tradicional

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, a Região Sul do país é o local onde se tem mais rádios no domicílio

21 Nov 2023 - 10h20Por Janici Demetrio
Pesquisa do IBGE sugere evolução do rádio para além do receptor tradicional - Crédito: Janici Demetrio Crédito: Janici Demetrio

Alguns números recentes sobre o rádio e a internet no Brasil sugerem que o consumo das emissoras já extrapolou de forma considerável a escuta através do chamado 'receptor tradicional de rádio', ou seja, o famoso 'radinho'. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, o número de domicílios com rádio no Brasil era de 56,5%. Como o FM está embarcado nos mais diversos aparelhos, há um consumo crescente de streaming e a própria PNAD mostra que a internet é usada para consumir rádio, essa percepção de que o rádio segue se adaptando a qualquer novo formato e dispositivo acaba sendo validada por levantamentos como esse do IBGE e, usando dados de consumo das emissoras vindos de pesquisas como Kantar IBOPE Media, o cenário de adaptação do meio fica ainda mais claro. 

Segundo a PNAD de 2022, a Região Sul do país é o local onde se tem mais rádios no domicílio, com 64,8%. Em seguida vem o Sudeste, com 58% das residências tendo pelo menos um rádio, seguido pelo Nordeste com 54,9%, Centro-Oeste com 47,5% e Norte com 46,8%. A média entre as regiões é de 56,5%, sendo que no setor rural 58,2% dos domicílios tinham pelo menos um rádio e no setor urbano a porcentagem foi de 56,3%.

O levantamento do IBGE mostra qual a finalidade de acesso à internet do brasileiro, sendo pessoas de 10 anos de idade ou mais. De todos aqueles que usam a internet, 82,4% dizem que a utilizam para ouvir música, rádio ou podcasts. Esse percentual é ainda maior para a parcela da população usuária de internet que se declara 'estudante', com 89% utilizando-a para ouvir rádio, música ou podcast. Na média da população não estudante, esse percentual cai para 80,7%. 

Fonte: tudoradio.com

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

Feriado do Dia do Trabalhador sem coleta de lixo em Jaraguá

O Ponto de Entrega Voluntária PEV do Samae, localizado ao lado da Arena Jaraguá, também estará fechado no feriado
Feriado do Dia do Trabalhador sem coleta de lixo em Jaraguá
Geral

Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas

Defesa Civil registrou 28 pontos de alagamentos e houve também deslizamentos de terra
Com quase 145mm, Jaraguá do Sul registra maior volume de chuva de SC em 24 horas
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa segunda-feira (29).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral