dengue
Geral

Personagens saem de livros e ganham vida no Circuito de Contação de Histórias

22 Nov 2012 - 18h25

Silêncio total, olhos bem abertos e brilhantes. O clima de atenção marcou a apresentação das 9 horas de hoje do "Circuito de Contação de Histórias", na Biblioteca Municipal Rui Barbosa. A história "A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz", inspirada no clássico "O Mágico de Oz", de Frank Bown, publicado em 1900, foi assistida por cerca de 80 estudantes das escolas Rodolpho Dornbusch e Erich Blosfeld, além do Marista São Luís. O mesmo espetáculo, indicado para a faixa etária de seis a 10 anos, e contado por Lieza Neves, da Cia Jogral, de Brusque, também pode ser visto ainda hoje, às 15 horas, e amanhã, às 9 e às 15 horas, mediante agendamento prévio das escolas. 


O "Circuito de Contação de Histórias", evento inédito na cidade, prossegue até 30 de novembro, na biblioteca, num total de 35 apresentações de sete grupos e artistas catarinenses convidados. As sessões são abertas ao público e contam com verba de R$ 23.700,00 do Fundo Municipal de Cultura, mantido pela Fundação Cultural de Jaraguá do Sul.

O evento é um projeto da Cia. Sandra Baron, de Jaraguá do Sul, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. "São histórias inteligentes sobre o nosso folclore e o imaginário popular. Os adultos e as crianças vão se sentir bem. Esperamos um público bem eclético", acredita o produtor Fabio Prates.

O "Circuito de Contação de Histórias" iniciou no dia 5 e teve a abertura em 31 de outubro, com a presença do contador de histórias e pesquisador Sérgio Carneiro Bello, de Florianópolis. O objetivo do evento, segundo a supervisora da biblioteca, Dianne Katie Konell Chiodini, é incentivar a leitura e convidar as pessoas a visitarem o espaço. A escolha dos contadores ficou a critério de Sérgio Carneiro Bello, que trabalha como contador profissional de histórias, tem estudos na área e atua no movimento de revitalização desta arte. Para Bello, a narração oral tem papel fundamental no desenvolvimento infantil e na formação de leitores. "Hoje existe uma retomada dessa cultura, com o acréscimo de instrumentos musicais e adereços cênicos. Nós retomamos a contação como arte e a colocamos no palco", explica. 


De acordo com Bello, Santa Catarina está bem representada em relação aos outros Estados. Há um circuito estadual do Sesc, chamado "Baú de Histórias", que é único no Brasil. "Formamos uma verdadeira rede bem articulada, pois temos bons contadores em todas as nossas regiões", finaliza.

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral