vacina
Geral

Pela segurança, ciclistas também devem respeitar regras de trânsito

14 Mar 2012 - 15h59

As leis de trânsito devem ser respeitadas por todos os usuários do trânsito, inclusive os ciclistas.


Andar de bicicleta é ótimo para a saúde, bom para a fluidez do trânsito e muito melhor para o planeta, porém nos últimos dias muitos acidentes ocorreram em diversas cidades do país envolvendo ciclistas. Para evitar estas tragédias, deve-se ter muito cuidado e respeito com as leis de trânsito.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

De acordo com o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar a borda direita da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. É proibido ao ciclista andar na contramão dos carros, o que é muito comum de se observar nas vias brasileiras. Ainda segundo o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres. Nesse caso, o ciclista deve sair da bicicleta e empurrá-la, assim equipara-se em direitos e deveres com os pedestres.

Regras para os ciclistas

O ciclista, para zelar pela própria segurança, deve usar sempre equipamentos como capacete, óculos ou viseira, cotoveleiras, joelheiras e roupas apropriadas, claras e coloridas. O capacete pode diminuir em até 90% a chance de traumatismo craniano em caso de queda.

O CTB define também alguns equipamentos como obrigatórios em bicicletas: espelho retrovisor esquerdo, campainha, refletores (olhos de gato) dianteiro, traseiros e laterais.


Outros cuidados básicos: maior atenção nas conversões e cruzamentos, estes são os locais de maior índice de acidentes. Os ciclistas devem sinalizar sempre a intenção de realizar alguma manobra, devem evitar também ruas muito movimentadas (grandes avenidas, rodovias). "O ciclista tem que estar muito atento com veículos estacionados, pois uma porta pode se abrir a qualquer momento, além disso, deve ter atenção com saídas de garagem. Ciclistas em grupo devem trafegar em filas.

Regras para os motoristas

Os motoristas também devem seguir regras para evitar acidentes com ciclistas. A principal delas é manter distância lateral de pelo menos 1,5 m da bicicleta. "O condutor de veículo deve conferir constantemente a presença de ciclistas através dos retrovisores, com especial atenção aos pontos cegos".

Os veículos de maior porte são responsáveis pelos de menor, por isso é muito importante que os condutores respeitem a fragilidade do ciclista e tenham atenção constante a estes usuários do trânsito, que é um espaço de todos.

(COLABORAÇÃO: 14º BPM / Soldado PM Jean Rudolf)

Matérias Relacionadas

Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Ver mais de Geral