GNet
Secretaria de Educação

Pedagoga leva experiências positivas de Jaraguá para a Alemanha

19 Fev 2016 - 18h21

A visita fez parte do Programa Professor Nota 1.000, da Secretaria da Educação e Acijs, que vai proporcionar a três professores-destaque da rede municipal uma visita a escolas da Alemanha para conhecer histórias de sucesso e desafios da educação do país. Os professores serão multiplicadores da experiência na rede municipal. Anne veio até Jaraguá para fazer um diagnóstico da educação jaraguaense e poder se preparar melhor para receber os professores na Alemanha.

“Fiquei surpresa ao ver que todas as salas de aula têm ar-condicionado, inclusive os centros de educação infantil. Nos centros, observei que as salas são preparadas e adaptadas às crianças, desde o berçário até o pré. Gostei muito da infraestrutura da rede”, comentou Anne. Com relação à coordenação pedagógica, a especialista explicou que, na Alemanha, não existe o coordenador pedagógico nas escolas. Lá esse papel é do professor. “O profissional acaba ficando sobrecarregado. Vou levar essa ideia para a Alemanha”, disse Anne. Entre outras funções, o coordenador pedagógico auxilia no relacionamento professor-aluno, cuida dos boletins, organiza os conselhos de classe e acompanha o planejamento de aula dos professores. A pedagoga também gostou do engajamento dos professores em projetos interdisciplinares, que desenvolvem a autonomia dos alunos.

Entre os pontos a melhorar, Anne citou um investimento maior para aquisição e modernização dos computadores nas escolas, cada vez mais necessários para a aprendizagem dos alunos. “Na Alemanha temos um computador na sala de aula para pesquisas e uma outra sala com computadores para todos os alunos. Todos têm acesso à internet”, comentou. Nas visitas às escolas de Jaraguá do Sul, a profissional observou que há computadores, mas que precisariam ser em maior número, com mais disponibilidade aos alunos e com acesso à internet.

Outra observação de Anne diz respeito à remuneração do professor. “Sei que aqui em Jaraguá a remuneração é muito boa, com relação ao restante do País. Mas comparado à Alemanha, a remuneração inicial de um professor é de aproximadamente ¼ da remuneração inicial no meu país”, revelou.

O piso das quadras de esporte não escaparam dos olhares da profissional. Na Alemanha os pisos são todos emborrachados para que não haja risco de os alunos se machucarem. “Vi alguns alunos praticando Capoeira no piso de concreto. Mas a realidade aqui é diferente da Alemanha”, relatou.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta

A medida é necessária para mudar uma boca de lobo de lugar, onde em breve, será instalada uma faixa elevada pela Prefeitura
Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta
Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Geral

Projeto da SCAR promove debates online com transmissão ao vivo sobre o universo da dança

As conversas, com transmissão ao vivo, passam pelo balé, jazz e pelas danças urbanas e acrobáticas
Ver mais de Geral