vacina
Secretaria de Educação

Pedagoga leva experiências positivas de Jaraguá para a Alemanha

19 Fev 2016 - 18h21

A visita fez parte do Programa Professor Nota 1.000, da Secretaria da Educação e Acijs, que vai proporcionar a três professores-destaque da rede municipal uma visita a escolas da Alemanha para conhecer histórias de sucesso e desafios da educação do país. Os professores serão multiplicadores da experiência na rede municipal. Anne veio até Jaraguá para fazer um diagnóstico da educação jaraguaense e poder se preparar melhor para receber os professores na Alemanha.

“Fiquei surpresa ao ver que todas as salas de aula têm ar-condicionado, inclusive os centros de educação infantil. Nos centros, observei que as salas são preparadas e adaptadas às crianças, desde o berçário até o pré. Gostei muito da infraestrutura da rede”, comentou Anne. Com relação à coordenação pedagógica, a especialista explicou que, na Alemanha, não existe o coordenador pedagógico nas escolas. Lá esse papel é do professor. “O profissional acaba ficando sobrecarregado. Vou levar essa ideia para a Alemanha”, disse Anne. Entre outras funções, o coordenador pedagógico auxilia no relacionamento professor-aluno, cuida dos boletins, organiza os conselhos de classe e acompanha o planejamento de aula dos professores. A pedagoga também gostou do engajamento dos professores em projetos interdisciplinares, que desenvolvem a autonomia dos alunos.

Entre os pontos a melhorar, Anne citou um investimento maior para aquisição e modernização dos computadores nas escolas, cada vez mais necessários para a aprendizagem dos alunos. “Na Alemanha temos um computador na sala de aula para pesquisas e uma outra sala com computadores para todos os alunos. Todos têm acesso à internet”, comentou. Nas visitas às escolas de Jaraguá do Sul, a profissional observou que há computadores, mas que precisariam ser em maior número, com mais disponibilidade aos alunos e com acesso à internet.

Outra observação de Anne diz respeito à remuneração do professor. “Sei que aqui em Jaraguá a remuneração é muito boa, com relação ao restante do País. Mas comparado à Alemanha, a remuneração inicial de um professor é de aproximadamente ¼ da remuneração inicial no meu país”, revelou.

O piso das quadras de esporte não escaparam dos olhares da profissional. Na Alemanha os pisos são todos emborrachados para que não haja risco de os alunos se machucarem. “Vi alguns alunos praticando Capoeira no piso de concreto. Mas a realidade aqui é diferente da Alemanha”, relatou.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Geral

Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul

O evento vai iniciar às 15h e contará com shows, atividades esportivas, culturais, apresentações do Programa Bolsa Cultural, brinquedos infláveis, serviços gratuitos, além de foodtrucks e cervejarias
Encontro no Parque Via Verde marcará o Dia do Trabalhador, em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral