transito
Amvali

O Papel Estratégico na Educação foi tema de palestra na Escola de Governo da AMVALI

15 Out 2015 - 18h44

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou nesta quarta-feira (14) a palestra "Educação: O Papel Estratégico dos Pais, Professores e Dirigentes", que foi proferida pelo Ex- Presidente do Conselho Estadual de Educação, Dr. Maurício Fernandes Pereira. Além dos alunos, estavam presentes o Diretor da Escola de Governo, prefeito de Guaramirim, ex-aluno da Escola de Governo, Lauro Fröhlich e o Secretário de Educação de Jaraguá do Sul, Elson Quil Cardozo.


O prof. Maurício que é autor de diversos livros em Planejamento Estratégico iniciou explicando o que leva as Escolas a ter um alto desempenho, citando Rubem Alves: “A primeira tarefa da Educação é Ensinar a ver: quem vê bem nunca fica entediado com a Vida”. De acordo com ele, um dos quesitos mais importantes para toda e qualquer atividade dar certo é o Planejamento, que tem que andar de mãos dadas com a Estratégia para atingir Resolutividade.

 Citou o Artigo 205 da Constituição Federal de 88, que trata do direito a Educação: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

 Sobre o papel do professor destacou que é atribuição do mesmo  orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos;  Comprometer-se com o sucesso de aprendizagem dos alunos;  Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;  Desenvolver práticas investigativas; Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares; Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;  Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe. “Um bom professor se faz na prática, não pode ser criado em sala de aula (Universidade), os grandes Mestres muito menos. Se sala de aula é uma PRÁTICA então não pode ser ensinada como ciência ou profissão. A aula do professor é aprendida no trabalho, no exercício do magistério, no “chão da escola”, aperfeiçoada por uma ampla e variedade de experiências e desafios” enfatizou.


 Finalizou afirmando que uma aula “É um encontro, é fonte de energia... dá energia, alegria e entusiasmo... sempre que há encontro, há festa!”.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (25).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral